Leis de Isaac Newton
Trabalho acadêmico: Leis de Isaac Newton. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardodinizm • 27/3/2013 • Trabalho acadêmico • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 1.164 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL SÃO CAETANO
ATPS – FÍSICA
LEIS DE ISAAC NEWTON
ALUNO: Douglas Soares da Silva RA: 1141471066
ALUNO: Edgar RA:
Turma: 2° NA Engenharia Civil
Prof° Mauricio
São Caetano do Sul – 30/Agosto/2011
Isaac Newton
Isaac Newton Foi um Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, que nasceu em Londres em 1643, e faleceu em 1727, trabalhou junto com vários físicos famosos. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, iremos falar sobre três:
1ª LEI DA INÉRCIA;
2ª PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA;
3ª LEI DA AÇÃO E REAÇÃO;
PARA FALARMOS DAS LEIS DE NEWTON PRIMEIRO TEMOS QUE ESCLARECER ALGUNS PONTOS COMO: FORÇA: É UMA INTERAÇÃO ENTRE DOIS CORPOS, PERCEPTÍVEL PELOS SEUS EFEITOS. UMA FORÇA PODE CAUSAR VÁRIOS EFEITOS DIFERENTES EM UM CORPO, COMO POR EXEMPLO:
• Realizar algum movimento;
• Parar o mesmo movimento;
• Aquentar e sustentar um corpo;
• Conseguir deformar um corpo.
Uma atenção a mais deve ser dado ao estudo das forças, pois trata-se de uma grandeza vetorial e como tal possui módulo, direção e sentido.
A Unidade de medida de força no S.I. é o Newton ( N ). Para se ter uma noção do seu valor, saiba que um Newton (1N) é a força necessária para erguer uma pequena xícara de café (100 ml) e 100N é a força necessária para levantar dois pacotes de açúcar de 5 kg cada um.
Existem dois tipos de força: força de contato e força de campo.
Forças de contato: são aquelas em que há necessidade de um contato físico entre os corpos para que neles aja a força, como por exemplo uma pessoa fazendo força em um carro para se movimentar.
Forças de campo: são aquelas que atuam à distância, sem a necessidade de contato entre os corpos, como a força da gravidade da Terra, da força de um imã sobre um prego, etc.
.
1ª LEI - DA INÉRCIA
INÉRCIA É A INCAPACIDADE DE UM CORPO EM ALTERAR O SEU ESTADO DE MOVIMENTO OU REPOUSO, QUALQUER CORPO, ISOLADO É INCAPAZ DE ENTRAR EM MOVIMENTO (SE ESTIVER EM REPOUSO) OU MUDAR A SUA VELOCIDADE (SE ESTIVER EM MOVIMENTO).
A primeira lei de Newton, consiste na teoria que se não existe a ação de forças ou se é nula a resultante das forças atuantes sobre um corpo, ele permanece em seu estado natural de movimento ( repouso ou M. R. U.), de uma força mais clara essa lei diz que:É que um corpo em que a resultante das forças é nula estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Neste caso, diz-se que um corpo está em Equilíbrio.
Uma pessoa que se encontra dentro de um ônibus em movimento, ora continuar em movimento para frente, quando o ônibus parar, caso ela não esteja segurando no mesmo, pois não há resultante das forças sobre ela e por isso tende a manter o seu estado de movimento.
Existem dois tipos de Equilíbrio:
• Equilíbrio Estático: equilíbrio de um corpo em repouso.
• Equilíbrio Dinâmico: equilíbrio de um corpo em movimento retilíneo uniforme.
Matematicamente, a 1ª lei de Newton pode ser resumida por:
Equilíbrio: FR = 0 FRx = 0 FRy = 0
Esta forma é utilizada principalmente nos casos em que temos várias forças inclinadas atuando sobre um mesmo corpo.
2º LEI - PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA
A SEGUNDA LEI DE NEWTON TRATA DOS CASOS EM QUE A RESULTANTE DAS FORÇAS QUE ATUAM EM UM CORPO NÃO É NULA. NESTE CASO, NOTA-SE O APARECIMENTO DE UMA OUTRA GRANDEZA CONHECIDA: A ACELERAÇÃO.
Ela pode ser definida da seguinte maneira: Se existe a ação de forças ou a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.
Podemos concluir que toda vez em que sobre um corpo atuar uma resultante de forças não-nula, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor e menor se o corpo possuir uma massa maior.
3ª
...