MEDIÇÃO
Tese: MEDIÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hevelynnaianes • 29/5/2013 • Tese • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
MEDIÇÃO
Medição é a comparação entre uma grandeza sujeita a medição e certo valor adotado como unidade de referência. O resultado da medição é um número concreto, consistindo de uma unidade de medida e de um número que mostra quantas vezes esta unidade é contida na grandeza medida.
Grandeza = Valor numérico X Unidade de medida
A unidade de medida deve ser reprodutível de uma forma real de modo a ter um alto nível de precisão e perfeição como um padrão absoluto.
Medição direta é aquela cujo resultado é obtido diretamente dos dados experimentais. O valor da grandeza procurado é obtido comparando diretamente com padrões ou através de instrumentos de medida graduados segundo as unidades respectivas. (Ex: Medida do comprimento com uma régua, temperatura através de um termômetro, pressão através de um manômetro).
Medição indireta é aquela cujo resultado é obtido através de medições diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependência conhecida com a grandeza procurada. São utilizadas quando é difícil medir diretamente a grandeza procurada, ou quando a medição indireta produz resultados mais precisos. (Ex: Medida de vazão através da queda de pressão em uma placa de orifícios).
Principio de medição é o conjunto de fenômenos físicos sobre os quais é baseada a
medição. (Ex: Medição de temperatura através do efeito termoelétrico).
Método de medição é o conjunto de procedimentos relacionados com a aplicação dos
princípios e os métodos técnicos de medição.
APARELHOS TÉCNICOS DE MEDIÇÃO
São instrumentos construídos de modo a produzir o resultado da medição de uma
maneira acessível à percepção direta do usuário.
Eles podem ser analógicos (quando as indicações são uma função contínua da grandeza medida) ou digitais (quando as indicações são sinais discretos e numéricos da grandeza medida).
Aparelhos registradores são aqueles dotados do registro da medida. Quando o aparelho só permite a visualização da medida chama-se aparelho indicador. Quando a grandeza medida é submetida a uma integração no tempo é chamado aparelho integrador.
Transdutores ou convertedores são os aparelhos destinados a produzir, transmitir e/ou adaptar o sinal de medida, sem contudo submete-lo à percepção do usuário.
Transdutor primário ou sensor é aquele submetido à grandeza a ser medida. É o primeiro elemento da cadeia de medição.
Transdutor intermediário ou transmissor é o aparelho destinado a converter o sinal de
medida a fim de transmiti-lo à distância.
Aparelhos de medição são aqueles dotados de sensor, transmissor e indicador (ou
registrador).
Aparelhos padrões de medida são os aparelhos e os transdutores primários destinados a verificar e a calibrar os aparelhos de medição de uso comum. O erro admissível de um dispositivo padrão deve ser no mínimo 4 a 5 vezes menor do que o do aparelho em ensaio.
ERROS DE MEDIÇÃO
Erro de medição é a divergência entre o valor medido e o valor real da grandeza medida.
Por maior que seja o esmero na medição sempre existirá um erro de medição. Este erro pode ser devido à utilização de métodos e equipamentos impróprios ou defeituosos, à variações nas condições de medição, entre outras causas. O valor real da grandeza medida é sempre uma incógnita, e por isto só podemos obter uma avaliação aproximada do erro de medição. Muitos autores preferem o termo "incerteza" ao erro neste caso.
Erro absoluto é a diferença entre o valor obtido durante a medição e o valor real da
grandeza medida. Erro relativo é a razão da diferença obtida e o valor real da medida.
Erro aleatório é aquele que varia casualmente ao se repetir várias vezes uma mesma
medida. Este tipo de erro é provocado por fatores não determinados e sobre os quais é impossível um controle rígido. Os erros aleatórios são inconstantes tanto em valor como em sinal.
Eles não podem ser determinados separadamente e provocam um imprecisão no resultado da medição.
Erro sistemático é aquele que permanece constante ou varia de uma maneira previsível ao se repetir várias vezes uma mesma medida. Estes erros podem ser corrigidos. São seguintes os erros sistemáticos:
Erros instrumentais são aqueles que dependem dos aparelhos de medidas empregados.
Todos os aparelhos devem ser submetidos a um controle sistemático periódico, a fim de se determinar as variações possíveis dos erros instrumentais, devido à desregulagem dos aparelhos, do desgaste ou de outras causas.
Erro do método de medição é aquele decorrente do método de medição. Este tipo de erro surge com frequência ao serem empregados novos métodos, bem como ao serem
aplicadas equações aproximadas da dependência real entre as grandezas.
Erro subjetivo é aquele devido às particularidades individuais do usuário. Ex: leitura
atrasada, interpolação incorreta, paralaxe. Erro de paralaxe é o erro de leitura que ocorre ao se observar a agulha do instrumento em uma direção não perpendicular à superfície do mostrador.
Erro de instalação é aquele devido à instalação incorreta do instrumento
...