NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS OPERAÇÕES EM SALVAMENTO AQUÁTICO
Por: aganette1 • 17/3/2017 • Resenha • 727 Palavras (3 Páginas) • 662 Visualizações
Leidinaldo Aganette de Oliveira-1168569
Educação Física Bacharelado
NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS
OPERAÇÕES EM SALVAMENTO AQUÁTICO
Prof. Silas Chinarelli Teixeira
Centro Universitário Claretiano
BELO HORIZONTE
2015
- Em relação às manobras de salvamento utilizadas no socorro às vítimas de afogamento, quais os principais pontos a se destacar? Faça uma síntese dos procedimentos a serem adotados.
Operação em salvamento aquático
Mesmo com total atenção e prevenção, as pessoas por confiança em um conhecimento inexistente ou por má condições físicas e mal subito podem encontrar-se em situações de perigo e se não forem prontamente socorridas poderam aforgar-se.
Quando isso acontece a vitima entra em pânico e por instinto se agarra a qualquer coisa que apareça ao seu alcance (objeto ou pessoa).
Portanto, quem não estiver treinado para tal procedimento pode ser agarrado pela vítima em desespero e não irá suportar. Logo nestas ocorrências o socorrista deve diligenciar para que outras pessoas lhe ajudem.
Procurar fazer uso de meios de fortuna: Fazer uma corrente, estender à vítima uma vara ou corda e flutuantes como: bóias, madeiras e estepe de automóvel.
Caso alguém seja um bom nadador e tenha sido instuido anteriormente deve correr pela margem procurando aproximar-se da vítima retirando rapidamente sapatos, roupas e nadar ao encontro da mesma.
Se a vítima estiver calma deve ser avisada da abordagem e conduzir até a margem com o rosto fora d’água e se necessário aplicar técnicas de primeiros socorros. Mas a vítima estando em desespero o socorrista deve utilizar técinicas especiais agarrando a vítima pelas costas. Portanto pode o socorrista por um imprevisto ser agarrado de diversas formas, contudo é necessário que o socorrista conheça as técnicas do judô aquático.
Procedimetos com vítimas em afogamento
Retirada de vítimas de piscinas, rios, lagos, poços, etc.
Existem manobras para retirada da vítima levando-a até a margem em segurança como:
- Reboque pelo queixo e reboque peito cruzado, são salvamentos sem equipamento pois poderá acontecer em momentos de lazer ou folga.
- Manobra de aproximação
Nesta manobra o socorrista deve nadar com a cabeça fora d’água mantendo-a no campo de visão e ao chegar próximo deve mergulhar para evitar ser agarrdo. Colocando as mãos por cima dos joelhos da vítima, uma pela frente e outra por trás das coxas, girando a vítima e deixando-a de costas para si.
- Reboque com uso de flutuador
A aproximação é a mesma utilizada sem equipamentos, a diferença que dispensa o mergulho, pois quando o socorrista estiver próximo a vítima entrega o flutuador deixando-a em posição confortável.
...