TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO HISTÓRICO DO HANDEBOL

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  2.271 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Metodologia do Ensino do Handebol                 Semestre: 1/2018

Professor: Prof. Ms. Leandro Teixeira Floriano

Curso: Licenciatura de Educação Física                              Fase: 6a

Acadêmica: Tamara Botelho Pavanatti

O CONTEXTO HISTÓRICO DO HANDEBOL

O histórico e a evolução do Handebol no mundo e no Brasil, será brevemente exposto neste texto com o intuito de conhecermos e nos aprofundarmos como futuros professores escolares de Educação Física, afim de que saibamos o conteúdo que estamos passando não só na prática, mas como esse esporte chegou até aqui. Para que tenhamos intimidade para podermos passar este conteúdo da melhor maneira possível para nossos alunos, este texto tem como objetivo buscar desde a invenção do Handebol, sua finalidade e a evolução deste esporte no mundo e aqui no Brasil.

O surgimento do esporte Handebol e sua evolução

O Handebol antes de chegar a sua nomeação passou por várias modificações até atingir o jogo que temos no dia de hoje. A origem do Handebol sofreu influência da primeira Grande Guerra (1918) que foi um período da história marcante para a Alemanha, que havia perdido. Eis que surge o professor de ginástica Berlinense Max Heiser, que criou um jogo ao ar livre para as operárias de uma fábrica, o jogo era derivado do “Torball”.

Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz teve a ideia de reformular o “Torball”, dividindo duas equipes de 11 jogadores, dentro de um campo de grama, tendo como objetivo marcar o gol no time adversário. Nasce, então, o conhecido “Handebol” criado por Schelenz e introduzido na Alemanha, Áustria e Suíça onde foi o treinador.

O esporte, antes praticado na maioria das vezes somente por mulheres com o intuito de lazer, foi sofrendo adaptações, surgindo novas regras, e devido a essas mudanças realizadas pelo professor Karl Schelenz, o Handebol foi sendo


 reconhecido cada vez mais dentro das escolas em vários países, e passou a ser praticado também pelo público masculino.

A cada ano o Handebol foi criando mais destaque, expandindo-se cada vez mais. Então, em 1927 foram adotadas as regras alemãs como oficiais, e no mesmo ano, no Comitê Olímpico Internacional, foi solicitada a inclusão do handebol no programa olímpico.

Em 1934 o handebol foi incluído nas olimpíadas de Berlim de 1936, onde contou com a participação de 6 países, e a Alemanha como vencedora. Dois anos mais tarde, também na Alemanha, foi disputado o primeiro campeonato mundial, tanto no campo como no salão. No Congresso de Copenhague foi fundada a atual Federação Internacional com sede na Suécia, a sede da Federação foi transferida alguns anos mais tarde para a Basileia, na Suíça, onde se encontra a maioria das federações internacionais, pois o mesmo é um país neutro na Europa.

Por influencia de vários fatores, o handebol de campo foi perdendo seu espaço para o handebol de salão, que já era o preferido pelo público. A realização de campeonatos mundiais de campo foi suspensa e o desporto passou a ser praticado somente dentro dos ginásios.

Handebol no Brasil

No Brasil, por muitos anos, São Paulo foi o estado pioneiro a receber o Handebol e o esporte se manteve no local por muito tempo. Foi a partir da década de 60 que começou a ser difundido o esporte em outros estados, professores começavam a introduzir o esporte em seus colégios a partir daqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com