O Grupo Especiais
Por: Lucas Magela • 22/9/2019 • Artigo • 883 Palavras (4 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Maycon Henrique Santos Medeiros
Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Batatais
2018
1 Paradigma social histórico da exclusão
1.1 A exclusão social designa um processo de afastamento ou privação de determinados indivíduos ou grupos sociais em âmbitos da estrutura ou sociedade,assim as pessoas que possuem uma condição social ou física sofrem diversos preconceitos e muitas das vezes são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exerce muitas das vezes seus direitos.
Podemos ainda salientar condições religiosas,cultural e sexualidade,com a exclusão de pessoas no esporte pode se estar apagando um futuro grande que poderia mudar a vida completamente talvez aquele esporte seria onde a pessoa se daria muito bem,mas pra isso essas pessoas precisam apenas de alguma atenção e de uma oportunidade maior,como praticar com seus treinadores e recebendo claro apoio e confiança do mesmo para poder estar melhorando suas habilidades.
E uma das atividades que podem ser inclusiva e a copeira de forma que todos podem participa podendo a mesma ser de forma adaptativa para que os deficientes possam ter participando com os demais um esporte onde envolve ritmo,defesa pessoal, e de forma indireta muita alegria tanto para quem ta jogando quando para quem esta nos instrumentos .
2 Paradigmas históricos da segregação
2.1 Segregações e o processo de dissociação mediante o qual o individuo perdem o contato físico social com outros grupos.
Essa separação e ocasionada de fatores biológicos e sociais como raça riqueza educação religião profissão ou nacionalidade
A segregação dentro da pratica esportiva e voltada muitas das vezes causada pela razão socioeconômica pois os grupos de maior renda moram em áreas da cidade onde estão localizados os melhores equipamentos e muitas das vezes os melhores treinadores ou seja os grupos de maior renda requerem do poder publico maior oferta de vários serviços que garantam sua qualidade .
Nesse ponto de vista a pratica esportiva e também fruto dessa segregação tendo em vista que nestas áreas valorizadas da cidade umas maiores variedades de esportes ali presentes principalmente os esporte considerados elitizados.
Então o poder publico deveriam de forma sistemática oferecer igualdade tanto no modo físico (localidade) como em profissionais para áreas distintas no município de forma a oferecer o mesmo atendimento para todos os públicos e idades
3 Paradigmas históricos social da integração
3.1 Integrações remete a introdução acompanhada de uma pessoa com deficiência ou dificuldade de aprendizagem em certo local ou ate mesmo adaptação tanto no âmbito de aprendizagem como dos relacionamentos com outras pessoas a integração e um assunto essencial e freqüentemente instituições escolares e organizações de alunos criam atividades de integração.
O esporte e talvez a melhor forma de integração social se levarmos em consideração em que vivemos na sociedade em que o grande ídolo para grande parte da população e o jogador de futebol ou de outro esporte.
A importância da pratica esportiva tem benefícios comprovados por estudos que alem do principio do desenvolvimento físico e da saúde, o esporte contribui também para a aquisição de valores necessários apara ascensão social e mundial.
A pratica regular do esporte alem de uma vida mais saudável proporciona uma forte inclusão social quem inclui a criação e manutenção de ciclos de amizades e diversão .
E importante entender o esporte como instrumento pedagico capaz de agregar valor a educação ao desenvolvimento das individualidades, a formação pessoal para cidadania e orientação para a pratica social.
...