O RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Por: juan12 • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 650 Visualizações
1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Aluno (a): Angelo Juan Barbosa Ferreira
Matrícula: C690ie-9
- APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Vôlei VS Vôlei
DATA: 21/05/2017
LOCAL: Unip Universidade Paulista Chácara Santo Antonio
Carga Horária: 5
OBJETIVOS:
O objetivo da atividade desenvolvida, em relação ao curso de Educação física é trazer um complemento do conhecimento das aulas de voleibol, através da elaboração da resenha do artigo Vôlei VS. Vôlei que proporciona um melhor entendimento do tema e do desenvolvimento de atletas no voleibol.
- ANÁLISE
O artigo traz fontes analisadas que afirmam que a prática do voleibol de alto rendimento necessita de um repertório de recursos técnicos, somente visto nos atletas que possuem memória motora compatível. Com isso a idéia de que voleibol praticado na infância com a especialização precoce visando formação de futuros atletas, na verdade atua como fator limitante para o desempenho de atletas adultos. Especialização precoce tende a levar à formação de atletas sem chance de desenvolver todas as suas potencialidades, fica claro, então, que a prática exclusiva do voleibol na infância, dificilmente, formará um acervo motor relacionado com a prática do voleibol de alto nível, pois é preciso promover o desenvolvimento motor integral da criança, respeitando as características do seu estagio de crescimento e desenvolvimento, no entanto a iniciação esportiva deve esta muito clara, pois pode ser confundida com a especialização isso porque à iniciação esportiva é um primeiro contato com o esporte já na iniciação esportiva quando esse processo é voltado exclusivamente à obtenção de resultados é relacionado com especialização do esporte que no futuro pode levar a formação de um atleta sem a formação e o desenvolvimento de todas suas potencialidades.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A atividade acrescentou no meu crescimento pessoal e profissional, pois está relacionando com a minha futura profissão de professor de Educação Física. Pois, a iniciação do voleibol não tem que ser levada com intuito para descobrir novos talentos esportivos, pois, os danos são maiores que os benefícios. E como professor preciso desenvolver o acervo motor das crianças ensinando o esporte para as crianças para que estas possam construir autonomia, adquirir segurança, integrar-se socialmente, para que ela possa incorporar uma cultura de lazer com o esporte e que possa usá-lo na sua vida e se tornar uma pessoa mais saudável e contribuir para sua formação integral: suas habilidades motoras, desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social.
...