O Relatório de Estágio
Por: G. Filho • 15/9/2022 • Trabalho acadêmico • 4.784 Palavras (20 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................XX
2. ATIVIDADES ....................................................................................................XX
2.1. Atividade A - Desafios e Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde............................................................................................XX
2.2. Atividade B - Idosos e Cardiopatas..........................................................XX
2.3. Atividade C - Exercício e Hipertensão......................................................XX
2.4. Atividade D - Exercício e Diabetes...........................................................XX
2.5. Atividade E – Palestras: Benefícios do exercício físico na saúde............XX
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................XX
REFERÊNCIAS......................................................................................................XX
APENDICES...........................................................................................................XX
Observações:
- Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”.
- APAGAR TODAS AS INFORMAÇÕES EM VERMELHO.
1 INTRODUÇÃO
Através deste trabalho serão abordadas questões que envolvem o tema Atividade Física para Promoção da Saúde: Orientações para Diferentes Ambientes e Populações cumprindo uma das exigências do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Pitágoras localizada em Camaçari na Bahia.
O Objetivo é poder explorar algumas possibilidades de atuação em tipos distintos de população bem como numa variedade de ambientes buscando promover uma condição mais saudável para os indivíduos.
Na proposta apresentada serão trabalhadas três situações distintas variado o perfil dos alunos no que diz respeito a idade onde teremos uma faixa de 18 a 30 anos integrantes de um programa de ginástica laboral em uma empresa de telemarketing. Um adulto de 45 anos, sedentários e que pretende iniciar a prática de exercícios físicos no turno da noite em uma academia e por fim uma pessoa idosa de 66 anos totalmente saudável sem qualquer tipo de restrições médicas e que terá o seu treinamento desenvolvimento também em um ambiente de academia.
Para cada perfil serão identificados e analisados os correspondentes aspectos fisiológicos. O passo seguinte será desenvolver a prescrição de exercícios considerado a individualidade, a condição de saúde, a idade, os hábitos de cada pessoa bem como o ambiente onde os exercícios serão realizados. Serão apresentados os benefícios que são gerados pela prática regular de exercícios físicos, métodos de adaptações fisiológicas para que toda população envolvida seja devidamente atendida e que obtenham os resultados esperados enfatizando alguns tipos de exercícios físicos direcionados para cada perfil de praticante.
- ATIVIDADES
2.1. Atividade A: Desafios E Potencialidades da Educação Física na Atenção Primária à Saúde
A busca por uma vida mais saudável e com maior qualidade que beneficie a população numa abrangência cada vez maior é uma das estratégias do setor da saúde.
Ao longo dos anos ocorreram mudanças significativas em relação as ocorrências de doenças na população brasileira possivelmente ocasionadas pelas alterações nas características demográficas puxados pela queda nos índices de fecundidade e natalidade acompanhada de uma grande progressão na proporção de idosos o que favoreceu o aumento no índice de doenças crônicas-degenerativas tais como canceres, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças do sistema respiratório. Um outro fator importante diz respeito a transição nutricional que diminuiu de forma bastante expressiva a desnutrição no país, mas que, porém, trouxe consigo um outro problema vinculado ao aumento excessivo de peso trazendo a tona os riscos vinculados à obesidade. Os traumas decorrentes de causas externas como acidentes, violência e envenenamento se juntam aos dois fatores anteriores corroborando com a grande mudança no perfil da população. (Brasil, 2013)
Compreender os momentos em que as pessoas adoecem e como estas evoluem de acordo com estímulos utilizados é uma das partes fundamentais que que sejam traçadas estratégias de sucesso bem como a adequação e ampliação das estratégias existentes, Akerman e Rocha (2018)
Um fato curioso aconteceu no momento em que o professor de educação física passou a compor o núcleo de apoio à saúde da família, foi constatado que esses profissionais não tinham uma devida preparação em relação ao tema e isso fez com que o ministério da saúde passasse a desenvolver e apoiar processos de melhor qualificação que envolviam cursos superiores, pós-graduação na busca pela formação de pessoas capazes de avaliar a realidade social fazendo as devidas intervenções.
O SUS é sem sombra de dúvidas um sistema composto por um contexto totalmente interprofissional o que torna possível fornecer cuidados de forma muito mais colaborativa. Costa (2019) e Oliz, Dumith e Knuth (2020).
A organização matricial de algumas ações e manter um trabalho de educação permanente traz um efeito de estreitamento multiprofissional que ainda pode ser mais favorecido ao se estimular o debate sobre a promoção relacionada às praticas corporais e atividades físicas que são resultados da implementação de diversas politicas e ações realizadas pelo SUS.
...