OS ESPORTES DE LUTA
Por: joao henrique • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 729 Visualizações
JOÃO HENRIQUE COELHO LOPES
ESPORTES DE LUTA
Atividade de Portfólio da Unidade 1 e 2 da Disciplina de Espores de luta Prof. Dr. Evandro Marianetti Fioco.
Goiânia GO 2019
1) De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.
Diante da afirmativa é correto afirmar sim, pois para evoluir no passar dos anos e das eras, todos os seres vivos animais e a raça humana lutaram de certa forma pra sobreviver a fome, ao frio, lutas por território e para se protegerem de confrontos corporais, pois luta não é confronto corporais é também espiritual, psicológico e o equilíbrio entre ambas.
2) O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?
Segundo (HERRERO e NETO, 2006), o objetivo do Ikindene é derrubar o oponente e tocar o pé do adversário com as mãos. Nessa luta o vencedor e aquele que consegue tocar o concorrente nos pés ou provocar sua queda.
3) Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.
Para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina. Doutrina “A doutrina produz a unidade de pensamento; inspira-nos uma mesma maneira de viver e de morrer, tornando-nos intrépidos e inquebrantáveis diante dos infortúnios e da morte” (TZU, 2012, p. 22). Tempo “Se conhecermos bem o tempo, não ignoremos os dois grandes princípios yin e yang, mediante os quais todas as coisas naturais se formam e dos quais todos os elementos recebem seus mais diversos influxos. Apreciaremos o tempo da interação desses princípios, para a produção do frio, do calor, da bonança ou da intempérie” (TZU, 2012, p. 22). Espaço “O espaço [...] não é menos digno de nossa atenção. Se o estudarmos bem, teremos a noção do alto e do baixo; do longe e do perto; do largo e do estreito; do que permanece e do que não cessa de fluir” (TZU, 2012, p. 22). Comando “Entendo por comando a equidade, o amor pelos subordinados e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a
qualquer preço. Somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros” (TZU, 2012, p. 22). Disciplina “Possuir a
...