PCC Educação Física UNIP
Por: Alexandre Fernandes • 7/9/2022 • Relatório de pesquisa • 2.601 Palavras (11 Páginas) • 383 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A prática como componente curricular tem como objetivo complementar o aprendido em sala de aula, colocando em prática todo o aprendizado teórico.
Fomos orientados pelo professor Waldir Assad a procurar estabelecimentos onde existe a prática da natação em diferentes categorias, como em academias, escolas, universidades, clubes e outros locais que possuam essa atividade física com supervisão de um profissional. Esse acompanhamento com diferentes profissionais da natação nos possibilita observar e conhecer variadas formas de trabalhar.
- ESTABELECIMENTO
O local escolhido foi o Serviço Social do Comércio (SESC), localizado no setor F sul, área especial 3, Taguatinga Sul, Brasília – DF.
O estabelecimento possui uma piscina curta ou semiolímpica (25 metros de comprimento) adequada para a prática de natação. A piscina não é coberta. Há também materiais como pranchinha, spaghetti, halter, tapete, pullbuoy etc.
- CATEGORIAS
Das categorias do estabelecimento, foram observadas as seguintes:
- ADAPTAÇÃO I – Pessoas de 3 a 4 anos (duas aulas).
- ADAPTAÇÃO II – Pessoas de 5 a 6 anos (duas aulas).
- ADAPTAÇÃO III – Pessoas de 7 a 10 anos (duas aulas).
- INICIAÇÃO – Pessoas de 11 a 13 anos.
- INICIAÇÃO ADULTO.
- INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO ADULTO.
- HIDROGINÁSTICA.
AULAS
- Adaptação I – 3 a 4 anos
Professora responsável: Iara Alves (CREF 3443-G/DF)
O aquecimento foi feito com todos os alunos juntos (Adaptação I, II e III) fora da piscina. Os alunos fizeram uma roda e a professora Iara Alves incentivava a conversa e promovia a interação dos alunos. O aquecimento trabalhou braços e pernas (ombro, tríceps, anterior e posterior da coxa e glúteo), e foi finalizado com 2 voltas correndo ao redor da piscina.
No início, muitos ainda ficaram com receio de entrar na piscina, mas depois todos entraram na agua, segurando pela borda da piscina. E para começar a aula a professora Iara cantou uma música para eles aquecerem, cantou a música da dona aranha e andavam que nem aranhas na piscina, segurando na bora da piscina e os pés apoiados na parede da piscina.
Depois ela entregou um espaguete para cada aluno, com a ajuda de uma estagiária, que trabalha como monitora e ajuda ela nas aulas, e falou para os alunos segurarem o espaguete na forma de um volante de caminhão e que era muito importante ter o volante de caminhão bem grande para eles se apoiarem, após isso fizeram uma atividade de respiração e flutuação com o próprio espaguete.
Após tudo isso eles saíram da piscina e ela explicou para todos continuarem segurando o espaguete em forma de caminhão só que agora eles iriam se jogar na piscina com o “volante de caminhão”, apenas um aluno não queria fazer a brincadeira por medo, mesmo assim ele entrou na piscina, todos os outros alunos fizeram a atividade com sucesso.
Dando sequência a esse plano de aula brincando, ela agora faz uma competição onde todos iriam ser uma fruta diferente, o jogo seria os caminhões de fruta, continuando naquela mesma formação com o espaguete à frente, o aluno iria ter que fazer o exercício de flutuação só que batendo as pernas, como no nado crawl, eles iam e voltavam, e ainda falava que o caminhão precisava de gasolina para irem mais rápido, e essa gasolina no caso seria a respiração, forçando com que o aluno respire ao longo do exercício.
Depois a professora Yara começou a treinar pulos com os alunos, continuando a mesma posição com os espaguetes, só que eles iriam pular na piscina passando por uma espécie de obstáculo, e assim que entravam na água, batiam perna no estilo crawl, até chegar na monitora.
Após isso ela acaba a aula com o último exercício, ela explica para que os alunos coloquem os bracinhos a cima da cabeça em forma de foguete e ai eles sentavam na beira da piscina, apontavam os braços para a piscina e passavam de baixo das pernas da professora Iara, e quando passasse por baixo ainda teria que bater as pernas no estilo crawl para chegar até a onde a monitora estava, fazendo esse processo um por um.
- Adaptação I – 3 a 4 anos
Professora responsável: Natalia Ligeri (CREF 6645-G/DF)
Estavam presentes 4 alunos.
O aquecimento foi feito com 3 voltas correndo ao redor da piscina.
Dentro da piscina para que acha a adaptação, os alunos cantam a cantiga:
Pula sapinho, pula sapão, pula bem alto e coloca a mão no chão... (popozão, barrigão, costas).
Após a cantiga, haverá o uso de duas plataformas. Os alunos irão segurar nela e o professor começará a girar a mesma, com o objetivo de que os alunos consigam segurar enquanto há a movimentação e não se afoguem. Exercício repetido 3 vezes.
Brincadeira do tubarão: as crianças mergulharam e tentaram encostar a boca na barriga dos outros, como se fossem um tubarão. Exercício repetido 2 vezes.
Continuando com o uso de um túnel: os alunos tentaram fugir do tubarão passando por debaixo do túnel com a ajuda do professor na impulsão do corpo e chegará em cima da outra plataforma posicionada por perto. Exercício repetido 2 vezes.
Com a utilização do tapete de borracha encostado na borda, a criança vai nadando até lá (língua da casa do monstro) sobre o tapete, e se prepara para voltar dando um pulo e voltando para a plataforma. Exercício repetido 2 vezes.
- Adaptação II – 5 a 6 anos
Professora responsável: Natalia Ligeri (CREF 6645-G/DF)
Alunos presentes eram 12.
O aquecimento foi correr 2 voltas ao redor da piscina e alongamento de partes superiores e inferiores.
Dentro da piscina, haverá exercícios de respiração. Garrafinha: descer o corpo com a cabeça totalmente dentro d'água com o auxílio da borda da piscina, puxando o ar ao subir e soltando ao descer. 10x
Após a respiração, bater o bumbum no fundo da piscina. 10x
Encostar a barriga no fundo da piscina. 10x
Brincar de pega em cima do cavalinho: utilizando cada aluno um espaguete entre as pernas, o pegador a ser escolhido conta até 10 e os outros alunos se espalham pela piscina, e assim colocam em prática. Após a atividade, mais 10 garrafinhas.
...