PORTIFÓLIO DE HISTORIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FISICA
Por: Lívia Novais • 6/9/2017 • Abstract • 485 Palavras (2 Páginas) • 926 Visualizações
LÍVIA SANTOS DA SILVA NOVAIS
PORTIFÓLIO DE HISTORIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FISICA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina História e Teoria da Educação Física Como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.
Vitória da Conquista
2017
Disciplina: História e Teoria da Educação Física | Tarefa: Portfólio ciclo 2 | |
Nome: Lívia Santos da Silva Novais | RA: 8010391 | Turma: DGEFB1701VDCA0S |
Parecer do Tutor: |
A prática da Educação física é fundamental para o desenvolvimento do homem, com isso é importante que se ensine as suas principais práticas. É fundamental que o profissional seja ele de licenciatura ou bacharelado se dedique e sintam prazer na sua profissão para que o seu trabalho obtenha rendimento.
Infelizmente a Educação física ainda é vista como uma matéria sem muita relevância nas escolas, mas ao estudarmos mais profundo podemos observar que a Educação física é de extrema importância, não só na vida acadêmica do aluno, mas também no dia a dia. Uma das práticas sociais mais comuns nas escolas são a recreação e lazer. Segundo Werneck (2003) indica que os "jogos de recreio" faziam parte dos programas de "ginástica" dos alunos e das alunas de seis a 13 anos da Escola Normal do Brasil, criada em 1835. A recreação e lazer tem uma função de diversão e desenvolvimento do aluno em ambientes da escola ou em lugares planejados como academias, praias e clubes.
Outra prática social exercida na Educação física são as dança, esporte, brincadeira e jogo, com isso é importante que o profissional conheça e entenda os conceitos de brincadeira e esporte e jogo já que essa pratica possuem objetivos diferentes, a brincadeira, por exemplo, possui um caráter mais lúdico com o intuito de provocar divertimento, o jogo possui regras, que podem ou não ser mudada, com o objetivo de vencer, mas também trazer um divertimento ao participante, já o esporte sua principal característica é a competitividade e possui normas e regras que não podem ser mudadas. Conhecendo esses conceitos o profissional que atua tanto na área de licenciatura como de bacharelado pode utilizar essas práticas na produção de suas aulas.
Vale ressaltar que é importante que o profissional tenha conhecimento das limitações de seus alunos para que se obtenha o resultado proposto e a eficiência nos seus projetos e assim evitando problemas futuros, também é importante que o profissional busque cada vez mais conhecimento a aprimoramento da sua área para que não fique ultrapassado mantendo- se sempre atualizado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Impolcetto, Fernanda Moreto Introdução à história e teoria da educação física / Fernanda Moreto Impolcetto, Edson Renato Nardi – Batatais, SP : Claretiano, 2014. 188 p.
...