Resumo Literatura Comparada História, Teoria E Crítica - Sandra Nitrini
Monografias: Resumo Literatura Comparada História, Teoria E Crítica - Sandra Nitrini. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leila8 • 26/6/2013 • 228 Palavras (1 Páginas) • 4.397 Visualizações
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: história, teoria e crítica. Capítulo 2 – Conceitos Fundamentais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
O capítulo trata de conceitos como influência, imitação e originalidade, além das principais teorias que contribuíram mais recentemente para o desenvolvimento da Literatura Comparada, como a estética da recepção e a intertextualidade.
Resgatando os conceitos de estudiosos da Literatura Comparada como Cionarescu, Owen Aldrige, Guillén, Paul Valery, Odette de Mourgues e Anna Balakian, além de Harold Bloom, NITRINI nos apresenta as diversas acepções destes termos ao longo da história, no campo da Literatura Comparada, fazendo-nos transitar por significados distintos e/ou complementares.
Ao tratar da intertextualidade a autora cita o pensamento de Kristeva, Bakthin, Laurent Jenny e volta a Guillén, destacando a contribuição da teoria da intertextualidade para os estudos de Literatura Comparada.
O passo seguinte é tratar da influência e recepção. Nitrini o faz resgatando as definições e contribuições de teóricos como Jauss, Chevred e Gsteiger.
As conceituações e acepções da influência, imitação, originalidade, intertextualidade e estética da recepção, termos que fazem parte do vocabulário tradicional em Literatura comparada, presentes no texto de NITRINI, que, por si só é reflexo do que trata, provocam uma leitura do sentido da própria disciplina e de sua contribuição para os estudos literários, assegurando o valor de se trabalhar com esses conceitos fundamentais para a compreensão do papel deste campo do conhecimento humano.
...