Perguntas Sobre a Ergonomia
Por: Amanda Garcia • 9/2/2020 • Trabalho acadêmico • 819 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.
Ergonomia Física: domínio que contempla as caracte¬rísticas da anatomia humana, Antropometria, Fisiolo¬gia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade.
Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas intera¬ções entre as pessoas e outros elementos de um siste¬ma.
Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a oti¬mização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos.
2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
Foi um movimento que surgiu com a evolução do trabalho, buscando melhores condições de serviço e teve origem no século 19. O auge desses movimentos ocorre entre os anos de 1960 e 1970. Foi elaborado pelo engenhei¬ro norte-americano Frederick Winslow Taylor.
Princípios do Taylorismo:
Encontrar uma melhor maneira: para Taylor, o trabalho é governado por leis científicas E o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente é descobrir essas leis.
Pessoas certas para as tarefas: para Taylor, as pessoas são diferentes, deveriam
ser selecionadas para cada tipo de trabalho.
Supervisão, recompensa e punição: a su¬pervisão é essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada.
Sistema de incentivos salariais: Esse incentivo recom¬pensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção.
3) Descreva os principais pressupostos da Ergonomia utilizados como princípios básicos na sua prática.
A interdisciplinaridade: é o princípio que destaca a impor¬tância da análise das condições de trabalho sob diferentes pers¬pectivas.
Análise da situação real de trabalho : Entender o trabalho real, considerando o que acontece na intimidade da produção, e identificar os fatores que mereçam tratamento particular é fundamental para otimizar o processo de produção como um todo. Significa o que é feito e como é feito pelo trabalhador, ou seja, é a combinação entre os objeti¬vos e metas determinados pela tarefa e as características pesso¬ais do trabalhador, a experiência e o treinamento de que dispõe o indivíduo.
A participação dos sujeitos: A visão dos trabalhadores é uma fonte importante de informações para orientar as hipóteses iniciais e definir o pla¬no de trabalho desde a etapa de avaliação e coleta dos dados até a implementação das mudanças e avaliação final da intervenção. Pode se dar em reuniões com os re¬presentantes da organização pesquisada, a partir dessa esfera de análise, é possível identificar com¬petências dos trabalhadores até então desconhecidas e identifi¬car situações típicas e características que devem ser consideradas para a elaboração e definição do trabalho futuro.
__________port2
Descrição da atividade Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?
Riscos mecânicos:
Pode uma superfície, estrutura ou parte móvel da má¬quina, uma parte da mobília ou um equipamento cau¬sar explosão, ferida ou queda. Ou movimentos de deslocamento horizontal ou vertical e de rotação de máquinas, material ou outros equipamentos causar acidente. Também a ausência de corrimão, parapeitos, pisos escorre¬gadios ou desarrumação causar quedas.
Riscos causados por falha do desenho:
Podem os controles ou visores
...