Planos e Eixos do corpo humano
Por: sabrinapepita • 13/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 415 Palavras (2 Páginas) • 790 Visualizações
Cite quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem realizados para cada plano e eixo.
A partir da posição anatômica, ao fazermos uma analise cinesiológica utilizamos planos e eixos de movimento, no entanto temos três planos, sendo eles:
Plano Frontal ou Coronal: onde divide nosso corpo em duas partes, anterior e posterior. Nele se encontra o Eixo Anteroposterior ou Sagital, onde ocorrem os movimentos de adução, abdução e inclinação lateral.
Plano Mediano ou Sagital: onde divide nosso corpo em duas partes, esquerdo e direito. Nele se encontra o Eixo Latero-lateral, onde ocorrem os movimentos de extensão e flexão.
Plano Horizontal ou Transverso: onde divide nosso corpo em duas partes, superior e inferior. Nele se encontra o Eixo Longitudinal, onde ocorrem os movimentos de abdução e adução horizontal para ombro e quadril, rotação esquerda e direita para o tronco, rotação interna e externa para os membros e supinação e pronação para o antebraço.
Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte.
Alavanca de primeira classe ou interfixa: Uma de suas características é o equilíbrio, onde o Eixo esta entre a força e a Resistencia, um exemplo disso é quando realizamos a extensão da coluna vertebral em um movimento de dança, o ponto fixo na articulação atlanto occipital fica no meio entre a potencia e a resistência.
Alavanca de segunda classe ou inter-resistente: : Uma de suas características é a Força, onde a força e a resistência trabalham do mesmo lado, sendo que a resistência age entre o apoio e a força, como, por exemplo, um pé de cabra ou um carrinho de mão, mostrado na
Alavanca de terceira classe: também é conhecida como alavanca interpotente, como podemos verificar na Figura 46 e na Tabela 2 ou alavanca de velocidade. Nessa alavanca, a força e a resistência também agem do mesmo lado, porém, desta vez, com a força agindo entre o apoio e a resistência. No corpo humano, como já vimos, a força está localizada na inserção muscular, e, geralmente, na alavanca de terceira classe, há uma VM>1, o que é muito comum no corpo, ou seja, o braço de resistência é maior que o braço de força. Um exemplo fácil de ser visualizado é a articulação do cotovelo, em que temos o eixo ou apoio na articulação, a força na inserção dos flexores do cotovelo e a resistência composta pelo peso do antebra- ço, como vimos na
...