Portfolio Individual Projeto de Ensino em Educação Física
Por: daiane.soares • 26/10/2021 • Projeto de pesquisa • 4.784 Palavras (20 Páginas) • 1.379 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
7 METODOLOGIA 14
8 CRONOGRAMA 16
9 RECURSOS 17
10 AVALIAÇÃO 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
O projeto de ensino tem como tema principal a Importância da Dança nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo um importante fator para o desenvolvimento do corpo nos aspectos da coordenação, flexibilidade, equilíbrio dinâmico e socialização, bem como atividades que desenvolvam a estimulação das habilidades físicas e do corpo, trazendo benefícios nos aspectos psicossociais. O tema tem como problematização abordar questionamentos dos benefícios da dança para as crianças. Os objetivos deste projeto são destacar a importância da dança para o desenvolvimento de habilidade, autoestima e desempenho escolar.
O esquema corporal gera todos os movimentos humanos que atendem aos mais diversos fins, que vai desde as expressões de formas primárias, competitivas, laboral e até a mais simples necessidade de movimentar-se. Quando uma criança aprende a dançar, ela desenvolve suas habilidades intelectuais e sociais, cultivando sua criatividade e fortalece sua autoestima. A dança traz benefícios para as crianças, adolescentes e jovens, que desde cedo praticam algum tipo de dança crescem com mais senso de equilíbrio, ritmo, consciência e valor de seu corpo.
Para as crianças, a dança é uma atividade divertida, sendo que nas primeiras idades, a dança se torna um exercício que sai por conta própria, sendo algo espontâneo, não importa se a criança é o melhor dançarino ou o criador de um novo ritmo maluco; o que realmente importa são as habilidades que as crianças adquirem com essa prática da mesma, pois todas as pessoas podem dançar, independente das suas características físicas que possuem.
A dança, além de ser uma prática sensacional, também traz muitos benefícios para as crianças. Quando se trata de crianças cuja idade é de 6 anos ou mais, a dança ajuda no desenvolvimento físico do corpo, porque define a figura. Além disso, proporciona uma imagem positiva para as crianças, pois gera sentimentos de autoconfiança, disciplina, graça, entre outras qualidades. Os programas de dança, que acompanham suas atividades com música e enfatizam tarefas motoras e de movimento, mostraram que eles melhoraram consideravelmente o comportamento e os problemas de estudo.
TEMA
A temática escolhida para a elaboração do presente Projeto de Ensino, abrange o conteúdo relacionado sobre a Importância da Dança nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Com o foco voltado na contribuição que essa atividade pode trazer para as crianças no ambiente escolar, por meio das aulas de educação física, entretanto, entende-se que a mesma proporciona aos alunos desenvolver expressões corporais, psicomotores como também a estimulação de novas habilidades corporais básicas.
A dança possibilita aos praticantes o aprimoramento da psicomotricidade, com isso obtém-se o melhor domínio da coordenação motora geral, assim como o equilíbrio, noção de tempo e espaço, consciência corporal. Essa atividade nas aulas de Educação Física promove não somente para a recreação, mas sim para o equilíbrio psicológico, onde serão desenvolvidas expressões espontâneas e criativas que proporcionarão a construção do conhecimento, socialização, flexibilidade, postura, buscando resgatar os valores culturais e o lúdico.
A pratica da dança desenvolve a criatividade e flexibilidade, agilidade e Coordenação, especialmente quando elas são muito novas, facilitando e ajudando-as a interagir com outras crianças da mesma idade ou mais velhas que elas. A dança nas aulas de Educação Física possibilita aos praticantes um melhor desenvolvimento de elasticidade, organização, harmonia, equilíbrio e concentração, onde a mesma é um meio de expressão que melhora as habilidades inatas e a confiança das pessoas, que através desta arte aumentam sua autoestima, o que as ajuda a tomar boas decisões no seu dia a dia.
Atualmente, a dança é reconhecida como uma forma de expressão e movimento que contém elementos de ritmo e ação corporal essenciais no processo de formação da área da Educação Física. Em nosso país, a Educação Física e a dança popular sempre estiveram intimamente relacionadas, uma vez que ambas envolvem o movimento do corpo. Esse movimento requer um uso adequado de espaço e noções rítmicas. É muito importante o conhecimento experimentado do próprio corpo, sua aceitação e melhora suas possibilidades motoras.
JUSTIFICATIVA
As aulas de dança da Educação Física no Ensino Fundamental estão sendo discutidas possibilitando aos praticantes expressões de movimentos conhecedores e recriados, pois é a partir de movimentos eventuais e particulares que surgem a criação de sequências rítmicas. A criação dos movimentos coreográficos vem se tornando um processo importante, pois ao serem praticados serão explorados as ideias e o diálogo, buscando incentivar a criatividade dos alunos para o desenvolvimento da mesma.
A pratica da dança no papel educativo escolar, contribui com o processo de ensino-aprendizagem buscando auxiliar os alunos na construção de seus conhecimentos, e resgatando de forma espontânea e natural as manifestações expressivas da cultura corporal na aprendizagem escolar, utilizando o corpo em movimento para que assim estimulam expressões, sentimentos e emoções que auxiliam na integração corporal.
...