Portfolio Metodologia do Ensino Projeto de Pratica Individual
Por: marcaosax1 • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 375 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
Marco Aurélio Nunes da Silva
8048476
Portfólio 2/Projeto de Prática individual:
Plano para uma aula de música
Portfólio 2/Projeto de Prática apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Mariana Ament.[pic 3]
[pic 4]
Objetivos da atividade do Portfólio 2/Projeto de Prática:
- Compreender como integrar as atividades de execução (performance), composição (ou arranjo ou improvisação) e apreciação;
- Aprender a elaborar um plano de aula (uma aula) que integre estas atividades musicais práticas, visando o desenvolvimento musical global do aluno.
Contexto fictício em que o plano de aula seria aplicado
Aula de teoria e solfejo para alunos da escola de música a partir de 12 anos de idade.
Conteúdo e seus objetivos de aprendizagem
- CONTEÚDO: Serão realizados exercícios de solfejo melódico e rítmico a partir da música “brilha-brilha estrelinha”
- OBJETIVOS: Execução do exercício proposto e composição de novos exercícios, buscando a execução utilizando o corpo (Ex.: palmas e pé).
Descrição detalhada das atividades
PROCEDIMENTOS: Separar os alunos em grupos de 5 no máximo, apresentar a atividade explicando e dando exemplos sobres as divisões rítmicas, em seguida executar grupo a grupo a música “brilha-brilha” do método Suzuki.
- MATERIAIS, INSTRUMENTOS E/OU RECURSOS: Utilizaremos metrônomo para facilitar o pulso rítmico. Usaremos como recurso de explicação as palavras “Pão”, “Doce” e “Laranjada” para as divisões de semínima, colcheia e semicolcheia sucessivamente.
Avaliação [parcial] dos resultados
Para verificação da aprendizagem e/ou fixação, utilizaremos as palmas para execução da divisão rítmica proposta, grupo a grupo verificando os que ficaram com dificuldade na execução ou entendimento, separando-os para um último grupo de reforço com todos que se encontram com a mesma dificuldade.
Reflexões sobre o trabalho
Poderemos ter dificuldades na fixação e execução das semicolcheias, mas trabalhadas em BPM lento acredito serem sanadas. O aprendizado das semicolcheias facilita na explicação e execução de todas as outras subdivisões, como as quiálteras. Então fazendo com que fique claro o entendimento deste exercício, facilitará a execução dos próximos.
Referências
SUZUKI, S. (1978). Suzuki violin school: violin part, volume i. SECAUCUS, NEW JERSEY: WARNER Bros. PUBLICATIONS, Inc.,
BATISTA, CRC DIDATICA E METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MUSICA. Batatais: Claretiano.
...