Portfólio Anatomia Humana
Por: Elaine angelica Andrade • 29/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.128 Palavras (9 Páginas) • 628 Visualizações
[pic 1]
ELAINE ANGÉLICA DE ANDRADE- RA 8150896
PORTFÓLIO ANATOMIA HUMANA CICLO 1 e 2
- VALADARES
2021
QUESTIONÁRIO
GOVERNADOR VALADARES – MG
2021
- DEFINIR ANATOMIA, ANATOMIA SISTEMÁTICA OU SISTÊMICA, ANATOMIA SEGMENTAR, ANATOMIA DE SUPERFÍCIE, ANATOMIA FUNCIONAL, ANTOMIA APLICADA, ANATOMIA RADIOLÓGICA E ANATOMIA COMPARADA.
Anatomia: ciência que estuda as estruturas corporais. Como se formam e funcionam no corpo. Anatomia sistemática ou sistêmica: O estudo do corpo humano que apresenta funções relacionadas com o sistema esquelético, o sistema articular, sistema muscular, o respiratório. Anatomia segmentar: o estudo das partes principais do corpo humano. Anatomia de superfície: anatomia palpatorial, identificar alguma patologia, deformidade das estruturas que compõem o corpo humano. Anatomia funcional: estuda as funções dos órgãos do corpo. Também chamada de anatomia fisiológica voltada para o estudo do sistema nervoso. Anatomia aplicada: são os procedimentos técnicos e as rotinas médias, tanto na avaliação do exame físico quanto nos estudos de imagens. Anatomia radiológica: estuda o corpo humano por meio de imagens proporcionadas por raio-x, ressonância magnética e demais exames de imagem. Anatomia comparada: estuada a diferença entre estruturas anatômicas, determinando seu grau de parentesco.
- CONCEITUAR NOMENCLATURA ANATÔMICA.
É o conjunto de termos empregado para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes.
- DEFINIR A POSIÇÃO ANATÔMICA DE ESTUDO.
Refere-se a posição atual em que uma pessoa possa estar.
- EXPLICAR OS PLANOS DE DELIMITAÇÃO E OS PLANOS DE SECÇÃO DO CORPO HUMANO.
Plano de delimitação é a função do corte do corpo humano na estrutura externa. Plano de secção é a função do corte na estrutura interna.
- EXPLICAR OS EIXOS ANATÔMICOS.
São linhas imaginárias traçadas no corpo humano.
- ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE OS EIXOS DOS PLANOS DE SECÇÃO.
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo para possibilitar movimentos, lembrando que planos e eixos são aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos.
- DEFINIR OS TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO: SUPERIOR OU CRANIAL, INFERIOR, CALDAL OU PÓDATILO, ANTERIOR OU VENTRAL, POSTERIOR OU DORSAL, LATERAL MEDIAL, INTERMÉDIO, MEDIANO, MÉDIO, PROCIMAL, DISTAL, PALMAR OU TOLAR, PLANTAR, INTERNO, EXTERNO SUPERFICIAL, PROFUNDO, RADIAL, ULNAR, TIBIAL, ORBULAR, ANTEMO POSTERIOR OU DORSOVENTRAL, PATENO LATERAL E LONGITUDINAL OU CRÂNIO-CAUDAL OU SUPENO-INFERIOR.
São termos usados para descrever a relação entre as partes do corpo ou a comparação de duas estruturas. Superior ou cranial: Refere a uma estrutura mais inferior a outra estrutura ou próximo ao crânio. Inferior: refere a uma estrutura inferior a outra estrutura ou próxima da planta do pé. Caudal ou podatilo: Relacionado aos pés ou cauda em direção aos pés ou a cauda e indica também direção. Anterior ou ventral: significa a superfície anterior do corpo ou mais perto do ventre. Posterior ou dorsal: superfície posterior do corpo ou mais perto do dorso. Lateral: indica uma estrutura mais longe do plano mediano. Medial: é usado para indicar que uma estrutura esta mais perto do plano mediano do corpo. Intermédio: entre medial e lateral. Mediano: Plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda. Médio: estrutura ou órgão interposto entre um superior e inferior, exterior e posterior e também entre proximal e distal. Proximal: próximo da raiz do membro na direção do tronco. Listal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção. Palmar ou voular: face inferior a mão. Plantar: face inferior do pé. Interno: mais próximo de um sistema ou cavidade. Externo superficial: mais afastado do centro de um órgão ou cavidade. Profundo: mais afastado da superfície do corpo. Exemplo: a pele é uma estrutura superficial comparada às artérias ou os ossos que estão localizados mais profundamente. Radial: significam mais próximo dos ossos. Ulnar: significam mais próximo dos ossos. Tibial anterior: côndilo lateral da tíbia e meio próximo da face lateral da tíbia e membrana interóssea. Fibular: curto, inserção proximal: 213 distais da face lateral da fíbula. Antero posterior ou dorso ventral: na direção dos ossos das costas (traseiro). Exemplo: o osso externo e as cartilagens costas encontram-se anteriormente em relação ao coração. Já os grandes vasos e a coluna vertebral localizam-se posteriormente em relação ao corpo. Latero Lateral: longitudinal ou crânio caudal ou superior inferior. Latero lateral: une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo. Este é homopolar, pois suas extremidades tocam em pontos correspondentes do corpo humano. Longitudinal ou crânio caudal: une o centro do plano cranial ao centro do plano cauldal. É um eixo hotenopolar, pois, suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo humano.
- CONCEITUAR: ESQUELETO, ESQUELETO CEIAL E ESQUELETO APENDICULAR.
O corpo humano é formado pelo esqueleto arial, constituindo pelo crânio, caixa torácica e coluna vertebral. Os esqueletos arial e apendicular se unem através da cintura pélvica e escapular. No total o esqueleto apendicular é formado por 126 ossos, divididos na porção superior e inferior do corpo humano.
- CONCEITUAR TECIDO OSSÉO COMPACTO E ESPONJOSO.
O osso compacto do corpo, ou também chamado de diáfese, que envolve a cavidade medular, é a substância cortiçal, sendo que o osso compacto fornece força para sustentar o peso. Já o osso esponjoso é de peso menor, tem forma de grade, com espaços ósseos nos ***.
Se encontra a medula óssea. Existe tanto a medula óssea vermelha, que produz grande quantidade de células de sangue-quente a medula óssea amarela, que diminuí a quantidade de células no sangue. O osso compacto: constituído de partes sem cavidades. O osso esponjoso: constituído por partes com muitas cavidades.
- CITAR AS FUNÇÕES DO ESQUELETO.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, a proteção de células sanguíneas. O esqueleto humano é uma estrutura formada por um conjunto de ossos e cartilagens, sendo essencial para nossa sobrevivência.
...