Portfólio - Tendencias liberal e progressistas
Por: daiana12345 • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 1.323 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos tratar sobre as tendências pedagógicas e elas podem ser divididas em dois grupos, liberal e progressista. No desenvolvimento iremos falar um pouco mais de cada tendência e seus subsídios e na conclusão iremos expressar nossa opinião a respeito das tendências.
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. Essa pedagogia de ensino não é uma forma avançada de se usa nos dias de hoje e dentro desse grupo existe quatro subsídios que iremos falar no desenvolvimento.
A pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, são contra o autoritarismo e valorizam a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica, dando mais valor ao processo de aprendizagem grupal do que os conteúdos de ensino. Essa pedagogia ajuda mais o aluno, o professor se coloca no lugar do aluno e desenvolve maneiras diferentes de ensino para um melhor aprendizado. Nessa pedagogia vamos falar de três subsídios.
Elas se configuram em diferentes concepções de homem e de sociedade e a partir disso da inicio as formas de aprendizado, a relação de professor e aluno entre outros. Elas têm-se firmado nas escolas pela prática dos professores, fornecendo uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada um.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais, por isso os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.
2.1.1. TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL
Dessa forma a tendência liberal tradicional perdurou por muito tempo na educação brasileira, essa modelo de fazer educação tinha como objetivo de preparar o homem para o mercado de trabalho e a mulher para cuidar do lar e nas escola o professor era o detentor do conhecimento não aceitava ser questionado o aluno era visto como tabula rasa sem opinião e sem senso crítico.
Na relação professor-aluno prevalece autoridade do professor e a passividade do aluno, por meio de uma atitude receptiva dos alunos, e ausência de comunicação entre eles. A disciplina é imposta como um meio para assegurar a atenção e o silêncio (LIBÂNEO, 1994b). O professor transmite o conteúdo como verdade absoluta e não valoriza os conhecimentos prévios dos alunos.
A educação entendia como instrução é vista como um produto e acredita-se que a inteligência seja capaz de aguardar uma série de informações, partindo das mais simples para as mais complexas, sendo importante a adoção de modelos que deveriam ser imitidos pelos alunos com a orientação do professor.
2.1.2. TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA
A educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e
...