Primeira atividade
Por: Marcos Teixeira • 3/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 529 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
Página 1 de 3
Marcos Teixeira Domingues (8016007)
Licenciatura em Educação Física
Primeira atividade.
Tutor: Prof.ª Dra. Camila Tavares Valadares da Silva
Centro Universitário Claretiano
Belo Horizonte
2016
- A célula procariótica é considerada simples, núcleo não é definido pela carioteca, pobre em organelas. Já a célula eucariótica possui um núcleo bem definido pela carioteca, uma maior complexidade de organelas como: mitocôndrias, centríolos, retículos endoplasmáticos, complexo de golgi, entre outros.
- Proteinas: tem função estrutural na célula, controle do metabolismo, transporte e defesa.
Lipídeos: trabalha como reserva energética no corpo e isolante térmico.
Ácidos nucléicos: armazenam e transmitem as informações genéticas (DNA, RNA).
Carboidratos: fornecem energia necessária e instantânea para as atividades celulares do corpo.
Água: é o maior percentual de composição das células e faz parte de todas reações metabólicas. - A membrana plasmática é formada por filas de lipídeos com proteínas que auxiliam nos mecanismos de transporte.
- Existem dois tipos de transportes, o ativo (com auxilio das proteínas) onde há gasto de energia e o passivo, onde não há gasto energético.
- Epitelial: é um tecido de revestimento ou glandular, para proteção de órgãos ou estruturas.
Conjuntivo: são os fibroblastos e tecido adiposo, responsável nas trocas gasosas, de nutrientes e cicatrização. Também é tecido ósseo ou cartilaginoso.
Muscular: especialista em contração, capaz de transformar energia química em mecânica. Apresentam-se em três formas: músculo liso (ML), estriado esquelético (MEE), estriado cardíaco (MEC).
Nervoso: suas células são os neurônios, responsável pela transmissão de informação (sinapses), é a parte sensitiva do corpo como: dor, tato, audição, visão, entre outros.
Esse conhecimento é extremamente útil para sabermos analisar o corpo de uma forma geral, e como todos os sistemas estão interligados. Cada tecido tem sua importância que dá a capacidade de outros exercerem suas funções regularmente. Podendo assim também transmitir conhecimentos sobre o corpo humano. - As células são chamados de matriz óssea (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos).
Osteócitos: responsáveis pelo transporte de nutrientes entre os vasos sanguíneos.
Osteoblastos: são capazes de concentrar o fosfato de cálcio, participando assim da mineralização da matriz óssea.
Osteoclastos: secretam substâncias como a colagenase, que digerem a matriz orgânica e dissolvem sais de cálcio.
Essas células são protagonistas na calcificação óssea pós-fratura, o corpo humano tende a regenerar seus tecidos, sendo assim o tecido ósseo também é regenerado pós-trauma. - O tecido nervoso é responsável pela percepção de fatores externos, transmitindo informações (sinapse) para o corpo responder de forma adequada. O tecido muscular é quem realiza a parte mecânica do corpo, sendo assim, o cérebro capta uma situação em que necessita de um movimento do corpo, seja ele por órgãos internos como movimentos peristálticos do esôfago, ou para eventos de membros externos, como a necessidade de correr em certo momento.
- Os alunos devem se dividir em grupos de cinco, o material necessário será apenas bola e a atividade será realizada em uma quadra.
Cada grupo irá possuir um líder momentâneo onde este dita às regras e movimentos, os demais alunos deveram receber as informações e reagir da melhor maneira e mais rápido possível. O líder poderá gritar para eles informações como “Abaixar”, e todos devem se abaixar, “Pular”, “Ficar em cima da linha”, “Receber a bola”.
Essa atividade ira proporcionar os alunos assimilarem que trabalhamos o sistema nervoso e muscular através da percepção de comandos e execução de exercícios.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com