RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 7ª PERÍODO - BASQUETEBOL
Por: Vicente Júnior • 15/6/2018 • Relatório de pesquisa • 842 Palavras (4 Páginas) • 1.044 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI [pic 1]
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 7ª SÉRIE.
PROFº: AURELIANO MACHADO
ALUNO: VICENTE BORGES RIBEIRO JÚNIOR
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
7ª PERÍODO - BASQUETEBOL
TERESINA – 2018
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é caracterizado de forma a relatar as experiências vividas no estágio supervisionado observacional na área de basquetebol do curso de bacharelado em educação física, promovendo assim maior conivência e familiaridade com nosso futuro campo de atuação. O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).
É de suma importância a experiência em estagio supervisionado no decorrer do curso e graduação de todas áreas, em especial ao nosso curso de bacharelado em educação física, já que nossa atuação é trabalhar promovendo saúde para toda a população. É através do estágio que compreendemos as diversas temáticas e aprendemos bem mais acerca dos campos de atuação da Educação Física, ou seja, o estágio supervisionado proporciona aos alunos um maior aprofundamento dos conhecimentos na área.
O estágio supervisionado do 7º período de Bacharelado em Educação Física que ocorreu nos meses de abril e maio de 2018 ficou sob orientação do professor ministrante da disciplina e de forma específica, os alunos foram supervisionados pelo professor Evaldo Junior cref: 000495-PI, orientando e tirando dúvidas dos alunos acerca do conhecimento de basquetebol. Essa experiência de estágio ocorreu em uma instituição de ensino privada no Piauí, titulada por colégio Pro - Campus e prosseguiu até o dia 10 de maio de 2018, onde observamos de forma minuciosa o trabalho do professor para qual com seus alunos de faixa etárias de 12 á 14 anos e de 15 á 16 anos, onde nos alunos do centro universitário uninovafapi tentamos extrair e absorver o máximo de conhecimento relativo aquela área de atuação.
Ao entrar em contato com uma modalidade esportiva a criança sofre a influência direta de fatores sociais, culturais, genéticos e ambientais. Muitos desses fatores estão diretamente relacionados ao meio o qual ela está inserida e que invariavelmente exercem forte pressão para que o jovem praticante atinja as suas metas esportivas. Para tal, a criança, muitas vezes em função da grande carga de treinamento a qual ela é submetida, acaba sendo privada do seu ambiente natural, baseado na ludicidade, na espontaneidade e no brincar, o que pode levar ao desinteresse ou ainda um baixo rendimento (OLIVEIRA, 2002).
Quanto ao ensino de modalidades esportivas nas aulas de Educação Física, percebe-se muitas vezes que professor responsável pelas aulas apresenta como principal objetivo o estabelecimento da condição de adestramento corporal e do treinamento repetitivo de gestos específicos de determinado desporto, transformando um espaço que deveria servir de agente promotor do desenvolvimento social, motor e cognitivo num ambiente de treinamento para a obtenção de resultados. Diante deste quadro, pode-se perceber que os professores ministram aulas muito semelhantes a sessões de treinamento desportivo, na qual o aluno é levado a executar movimentos pré-determinados pelo professor, sem que haja sequer uma discussão ou percepção acerca da utilidade prática dos mesmos (BARBOSA, 2001).
...