Relato de Vivencia em Estágio não Obrigatório
Por: Marcelo Junior • 22/10/2019 • Relatório de pesquisa • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1][pic 2]
TÍTULO DO TRABALHO
Marcelo Junior
Relato de vivencia em estágio não obrigatório – SESC/Porto
Supervisão de: Fernanda Cardoso do Carmo
Resumo
Este trabalho relata os dez meses de vivência como estagiário na unidade Sesc-MT/Porto, onde foram realizadas diversas atividades sempre sob as orientações de instrutores, e supervisora. Além disso, traz relatos de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvido no cotidiano do estágio, de forma que o estagiário na área de formação em educação física, poderá integrar o meio acadêmico com a prática profissional obtida. Parte também está em ressaltar as experiências vivenciadas em estágio na empresa SESC, nas áreas de abrangência do Programa estagio.
Palavras-chave: Vivência, Estágio, Atividade, Sesc.
Abstract
This paper reports the ten months of experience as an intern at the Sesc Porto unit, where various activities were always performed under the guidance of instructors, and supervisor. In addition, it brings reports of theoretical and practical knowledge, developed in the daily routine of the internship, so that trainee in the area of training in physical education, can integrate the academic environment with the professional practice obtained. Part is also to highlight the experiences lived in internship at the company SESC, in the areas covered by the internship program.
Keywords: Experience, Internship, Activity, Sesc.
- INTRODUÇÃO
O Sesc tem como missão “Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.” (SERVIÇO..., 2015) A atuação do SESC como agente facilitador da transformação da sociedade, estimulando o desenvolvimento da cidadania e contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e comunidade em geral, através de ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência, traz dentro desta missão que se abrange a proposta de profissionalizar os estudantes de diversas áreas, mas em especifico os da educação física. O programa de estágio remunerado não obrigatório tem sido uma excelente oportunidade de materialização do exercício profissional, aquisição de conhecimento e experiência para o processo de formação, logo, de profissionalização.
Assim, o relato de experiência tem como campo de atuação a instituição SESC – MT, especificamente, na unidade do PORTO/ARSENAL. O relato parte do princípio que os profissionais que atuam em suas áreas específicas, necessitam de conhecimentos sobre os elementos que constituem a suas profissões e que tais profissionais, precisam de condições para exercerem suas atividades no campo de atuação, no qual escolhem trabalhar.
Sendo assim os modelos de estágio obrigatórios e não obrigatórios, traz a possibilidade de perceber o elo teoria-prática, oportunizando o acadêmico/a de concretizar-se como profissional, colocando em prática todas as experiências adquiridas durante sua vida acadêmica, tudo isso é possível no estágio supervisionado. A justificativa para produzir este relato de experiência, foi a partir da ótica da profissionalização, se dá por entender que o estágio do SESC, no qual estive inserido na unidade SESC – Porto/MT integra junto com os outros elementos já citados o processo da profissionalização.
Este entendido, como de cunho formativo para vida profissional.
Adentrando na parte mais empírica, sobre aquilo que foi vivenciando dentro dos dez meses onde estive em contato direto com os desafios e atividades proposta. Ressalto que além das atividades realizada seja teórica ou prática, é importante destacar que a contribuição dos instrutores/supervisores, que no contexto do estágio foram como formadores do meu caráter profissional e acadêmico.
Esse Profissional veterano que traz na sua bagagem histórica, um acervo de saberes advindo do cotidiano profissional e acadêmico, que possivelmente o universo da academia poderia não me viabilizar enquanto conteúdo curricular.
É importante dizer que este saber enquanto resultado do dia a dia atendendo as mais inúmeras situações e pessoas, que possibilita ao estagiário compreender de forma mais prática o exercício da profissão.
Dessa maneira, percebe o quanto é importante os conhecimentos da experiência do outro, parafraseando a fala de minha orientadora “Quero contribuir para a formação de profissionais melhores, para que quando eu precisar de um educador físico, eu seja também orientada e cuidada, como orientei e cuidei enquanto educadora.” (Fernanda Cardoso). Este relato é também um agradecimento a todo corpo de profissionais, professores e prestadores de serviço do espaço SESC – MT/Porto.
2 Desenvolvimento
O objetivo deste relato e descrever as experiências que foram desenvolvidas nos anos de 2019, onde fui acadêmico do curso de educação, e após seletiva no programa de estágio Sesc, foi conquistado a sonhada oportunidade de atuar na área de graduação cursada. O programa de estágio foi de grande valia para a minha vida tanto pessoal quanto profissional. A vivência no programa de estágio, me tornou um profissional mais confiante e preparado. Agora embasado pela teoria e pratica, hoje é possível aceitar os desafios de uma forma mais proveitosa e prazerosa.
Sobre as atividades realizadas nesses dez meses foram nas seguintes modalidades: hidroginástica, natação adulto, natação infantil, adaptação ao meio liquido, musculação, musculação do idoso.
As atividades de natação para adultos foram desenvolvidas dentro da própria unidade na piscina que e disponibilizada para as aulas com comprimento de 25m e largura de 12,5, no primeiro ano vivência a atividade de natação adulto (iniciação) de segunda a sexta, as atividades se iniciavam as 7:00hrs. No início aprendi na pratica dentro da piscina com os alunos, posteriormente, já fora da piscina fui orientado e supervisionado pelo professor desta a área vigente, a como ensinar os alunos que estavam chegando para o as aulas de natação, e o que aplicar nesta faixa.
...