Relatório de estágio Supervisionado
Por: Marcelo Junior • 5/6/2023 • Projeto de pesquisa • 597 Palavras (3 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
Claretiano – Centro Universitário
Curso de Educação Física Bacharelado
Relatório de estágio Supervisionado
Nome do aluno: Marcelo Correa de Brito Junior |
R.A. (número de matrícula): 8100558 |
Local da realização do estágio: Carine Coach e consultoria Eireli |
Professor responsável: Hélida Karine Batista Leite Chiapetti |
Número do CREF: 006009-GMT |
Temática: (x) RECREAÇÃO E LAZER. () ESPORTES. ( ) ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. |
Atividade desenvolvida: () observação (x) intervenção |
A impressa Carine Coach e consultoria Eireli com o nome fantasia (Otimize Gestão esportiva) tem como missão “Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida em inúmeros condomínios na cidade de Cuiabá MT. Tem como foco a promoção da Saúde e lazer. A empresa oferta um programa de estágio remunerado não obrigatório em várias frentes. Na área de promoção da saúde, com atividade esportivas, academia, atividade aquáticas, recreativas, dança, lutas, bale e música. Oferecendo uma excelente oportunidade de materialização do exercício profissional, aquisição de conhecimento e experiência para o processo de formação e profissionalização para inúmeros acadêmicos e recém-formados.
Participei no desenvolvimento das atividades, preparação de aulas e auxiliando os professores nas aulas e no cuidado com os alunos. As aulas de recreação e lazer, eram realizas sobre supervisão da Professora Helida e auxiliada por mais três professores estagiários, as envolviam alunos com idade média de 3 a 5 anos. Todas as aulas foram realizadas com planejamento prévio, sempre de maneira lúdica focando na psicomotricidade infantil, aborda de várias formar em diversa atividade recreativas, ex:(pega pega, pular corda, corre cutia, pintura de rosto e mimicas).
Nas aulas que participei como organizador, senti muito frio na barriga, porem com organização previa, foram sempre dinâmicas e animadas, realizadas da melhor forma possível, utilizando o material disponível, em vários casos com a preocupação e cuido de ouvir e receber as orientações dos professores com mais experiencia na organização, execução e integração das crianças nas atividades realizadas. Os postos positivos, ressalto a paciência e o cuidado dos professores mais antigos em me orientar auxiliar na execução das aulas. As dificuldades na intervenção, estão mais ligadas a inexperiência e com a disponibilidade limitada de material para execução das aulas, forçando os professores a serem criativos e em alguns casos a improvisar matérias para execução das aulas, houve um ocorrido de realizar uma atividade onde as crianças teriam que tocar na grade quadra após realizarem uma corria, e uma delas escorregou e bateu o supercilio na grande, causando um corte profundo e até mesmo a um sangramento. Foi realizado os primeiros socorros, mas depois do ocorrido o clima para continuar aula foi desafiador. Por não ser um espaço controlado e elaborado para proteger as crianças desses imprevistos o cuidado com a elaboração das aulas era máximo, mas as externalidades eram fator ímpar de dificuldade na execução das aulas. Imagino que esse tipo de prestação de serviço em condomínios de alto padrão vem crescendo e se tornando um campo de atuação do profissional de educação física, e pouco conteúdo e produzido falando sobre as dificuldades e situações que podem ser enfrentadas atuando em condomínios com prestador de serviço no campo da educação física. Concluo este relatório acreditando que o campo da educação física e muito vasto, fascinante e muito relevante na sociedade atual. E quanto mais cedo o profissional conseguir atual e ver na pratica a relevância dos seus conhecimentos e aprendizado academia nas vidas das pessoas, logo teremos profissionais mais humanos e sensíveis as dores da inatividade física crescente na rotina de muitos grupos sociais.
...