Resumo - A criança em Desenvolvimento
Por: Fernando Santos Soares • 6/5/2019 • Relatório de pesquisa • 441 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBEJTIVO - IEPO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FERNANDO SANTOS SOARES
Resumo - A criança em Desenvolvimento
Autora: Helen Bee
PALMAS 2019
FERNANDO SANTOS SOARES
RESUMO
TEXTO: A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO
AUTORA: HELEN BEE
Trabalho apresentado ao Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo – IEPO para obtenção de nota parcial na matéria de CRESCIMENTO/ DESENVOLVIMENTO HUMANO
Professor: Victor
PALMAS 2019
5.1 – O Desenvolvimento dos Membros como Órgãos de Preensão
Os animais que vivem nas arvores dependem de seus pés, mãos e unhas para se manterem sustentos. Já o ser humano não se sustenta em arvores, porém usam as mãos para manipulação de objetos e para fabricação de instrumentos, e os pés são usados para suporta o peso do corpo e assim mante uma postura ereta.
Porém, a evolução dos membros estão, tanto dos seres humanos quanto nos primatas, dependentes das suas atitudes e movimentos característicos. Do lado dos seres humanos o bipedismo e a preensão práxica, e do lado dos primatas a quadrumania e a braquiação.
5.2 - O Desenvolvimento dos Membros Anteriores como órgãos de Exploração
Os animais, diferente dos seres humanos, tiveram que desenvolver formas complexas de agilidade, coordenação e regulação motora. Isso deve-se, que a locomoção área tem mais problemas de equilibração e coordenação do que a locomoção terrestre.
O Homem com a libertação dos membros superiores, obtiveram a emancipação da mão e com a capacidade de rotação sobre o seu próprio eixo, permitido ao Homem a capacidade de fabrica instrumentos.
5.3 – O Desenvolvimento do Sistema Herbívoro e Omnívoro de Digestão e conseqüente Estrutura Craniodental
A principal diferenciação dentaria mais característica entre o Homem e os primatas é evidentemente a ausência de caninos robustos e projetados, bem como a ausência de diastema.
O Homem teve uma redução no número de dentes e a transformação da arcada dental em forma de U. Assim a mandíbula adquiriu maior funcionalidade mecânica com menor estrutura óssea.
5.5 – O Desenvolvimento da Acuidade Visual
Tanto no ser humano quanto nos primatas, a luz ou reflexão que entram no olho e, antes de chegarem á retina, têm de passar sucessivamente pela córnea, humor aquoso, íris, cristalino e corpo vítreo. A diferenciação da retina é demonstrada pela conversão das imagens em respostas fisiológicas que se passam ao nível dos fotorreceptores.
5.6 – Mudanças no esqueleto pós-craniano
Ao contrário dos primatas, o Homem tem uma coluna cervical e uma coluna lombar reduzidas, verificando-se, da zona cervical para a zona lombar, um progressivo aumento do corpo das vertebras, exatamente porque as vértebras lombares, nomeadamente a quinta, têm de suporta o peso das restantes vertebras mais o peso do crânio.
...