Resumo Psicologia Desenvolvimento Adulto e Maturidade
Por: Brunahudson08 • 26/11/2017 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 775 Visualizações
Ética da Vida e o Envelhecimento – Totora, Silvana
- Envelhecer é sentido como perda, privação, na sociedade em que vivemos
- O incomodo da velhice incomoda todas as idades e não só os idosos, isso faz com que a ciência invista em meios de conservar a idade.
- O envelhecimento é dimensionado como questão de doença, a ciência investe em descobrir o dna responsável para que se possa controlar. Tratar o envelhecimento como doença, e esta como um mal, cria uma aversão a se tornar velho.
- Querer uma vida sem doença, dor e morte é dizer não a própria vida. Abrir-se com a vida é dispor-se a enfrentar todas as adversidades
- A Ciencia e o Estado tem como moral controlar a vida, investindo sobre os indivíduos e coletivos, domesticando suas forcas (disciplinar e controlar). Para garantir sua promessa de bem estar, segurança e felicidade
- Situar o velho na perspectiva de vida exige uma ruptura com os padrões e valores, um questionamento. Deve-se pensar na afirmação da vida, a vida não tem principio nem fim, o tempo vivido não se divide em fases (infância, adolescência, vida adulta e velhice)
- Envelhercer é uma experimentação aberta ao acontecimento. Não deve-se esperar nada, abrir mao do tempo (passado e futuro).
- Ética e moral pag 31
- Deve-se criar sujeitos éticos (pratica da liberdade) e estéticos (modo singular de existência) por meio da liberdade. Situar o velho numa dimensão não politica não dimensionada pelo direito e sim pela ética (cuidar de si).
- A ética da vida revela-se livre de ressentimentos ou culpas. Ser velho torna-se então um privilegio, de ter desfrutado de uma longa existência (e livre)
- O cuidado de si não tem a ver com conhecimento de si e sim com inventar, exercício de si consigo para com objetivo de transformar, produzir e atingir um certo modo de ser.
- A produção de um sujeito velho como forma de liberdade, confere ao velho um valor positivo. Em uma cultura que se valoriza excesso de prazeres e culto da felicidade com ausência de sofrimento, doença e dor, ser velho é privação. Se a vida consome um movimento linear e a morte é algo temido, ser velho se torna algo negativo
- Não se trata mais de abrir mao do corpo em favor do espirito (cultura crista)
e sim de produzir um corpo de estancar o envelhecimento.
- Uma ética afirmativa de vida implica em uma aliança com a vida liberta de valores morais, modelos ou justificativas de vidas transcendentes
Uma vida Etica: a arte de produzir bons encontros
- A moral codifica e regula as condutas, como base no dever (devo ou não fazer) e não no poder. O dever dita as condutas individuais e coletivas, traduzindo-se em leis ou normas.
- Moralizar a vida em termos de bem e mal, subtrai o poder de agir, degradando os indivíduos
Devir velho: uma nova ética
- Dizer sim a vida exige forca e a audácia de dizer não aos valores morais existentes
...