Resumo - Fisiologia do Sistema Respiratório
Por: Elizabeth Holanda • 29/8/2017 • Resenha • 990 Palavras (4 Páginas) • 1.336 Visualizações
- A Respiração
A função da respiração é essencial à conservação da vida e pode ser definida, de um modo simplificado, como uma troca de gases entre as células do organismo e a atmosfera.
- Objetivos da respiração
Seus objetivos são prover oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono do corpo, com a finalidade de alcançar os objetivos da respiração, sendo dividas em quatro funções principais: ventilação pulmonar, sendo o efluxo e influxo do ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares; Difusão de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue; Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e de líquidos corporais, responsável também pelas trocas com as células de todos os tecidos do corpo; Regulação da ventilação e outros aspectos da respiração.
- Características funcionais do sistema respiratório
O sistema respiratório é divido em:
- Cavidade nasal: É uma passagem qual o ar percorre para dentro e para fora dos pulmões e sua estrutura pré-condiciona o ar de algumas formas: aquecimento do ar, umidificação e limpeza do ar.
- Faringe: É o canal seguinte após a cavidade nasal e é divida em duas partes: A traqueia e o esôfago, onde neles são separados o alimento do ar. Comum no sistema respiratório e digestivo, permitindo a passagem do bolo alimentar (digestivo) e do ar (respiratório), se comunicando com a laringe.
- Laringe: Contém a epiglote que impede a entrada do bolo alimentar nas vias e nas cordas vocais.
- Cordas vocais: São localizadas na laringe, são duas pequenas e delgadas projeções para a corrente de ar que produzem o som.
- Traqueia: É um canal envolvido por anéis cartilaginosos que tem como função impedir a retração do mesmo durante a passagem do ar.
- Pulmão: Por sua estrutura elástica, o pulmão aparenta ser um balão e expele todo o ar pela traqueia toda às vezes em que não possuem força para mantê-lo inflado. Possuem milhares de pequenos sacos cheios de ar que são os alvéolos conectados pelos bronquíolos e pela traquéia com o nariz e com a boca. É Protegido pela caixa torácica, flutuando na cavidade torácica, onde fica cercada por uma fina camada de líquido pleural que lubrifica o movimento pulmonar dentro da cavidade, sem haver qualquer conexão com a mesma. Além de serem envolvidos por uma membrana chamada de pleura.
- Alvéolos pulmonares: a cada inspiração os alvéolos se expandem, enquanto que na expiração o ar é forçado para fora dos alvéolos, causam a renovação continua do ar. Tal processo é denominado de ventilação pulmonar. As paredes alveolares são extremamente finas e nelas existe uma extensa rede de capilares intercomunicantes. Isto faz com que o ar alveolar e o sangue estejam muito próximos um do outro, favorecendo as trocas gasosas.
- Brônquio: Derivam da bifurcação da traqueia, possuindo numerosos cílios que quando se movimentam resultam na expulsão das bactérias e de outras partículas.
- Bronquíolos: É a ramificação dos brônquios em canais mais finos.
- Capilares Pulmonares: envolvem todas as paredes dos alvéolos, permitindo-o a rápida difusão do oxigênio, do alvéolo para o sangue pulmonar e do gás carbônico do sangue para os alvéolos.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
- Participação do sistema respiratório na homeostase
O Sistema respiratório tem a função de manter um fluxo adequado de gases respiratórios (Hematose) na microcirculação pulmonar e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.
Dentre todos os sistemas do corpo humano, o respiratório é um dos mais importantes, pois ele tem como principal objetivo manter concentrações apropriadas de oxigênio, dióxido de carbono e íons de hidrogênio no tecido (trocas gasosas), fazendo com que outros mecanismos do corpo se mantenham em equilíbrio.
...