Fisiologia Sistema Respiratório
Por: vanessajaraujo • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 779 Palavras (4 Páginas) • 578 Visualizações
Sistema Respiratório
1-Quando inspirado, o ar carrega consigo impurezas como bactérias e poeira, que acabam por ficar retidas no muco. Os capilares então "varrem" essas impurezas em direção da faringe. Nesse local elas são então deglutidas ou empurradas para fora, através da tosse. (C)
2- A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração (E)
3- Durante a inspiração e expiração, os pulmões se expandem e se contraem através dos movimentos da caixa torácica e do diafragma (grande músculo que separa o peito da cavidade abdominal). Durante a inalação, o diafragma se contrai e isso faz com que ele se abaixe e expanda a cavidade torácica. Nesse ponto, a pressão do ar dentro da cavidade abdominal é menor do que o ar fora do corpo, assim, o ar externo invade os pulmões. (A)
4- Alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. O pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35-7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio nos tecidos. (B)
5- Quando um aumento do ácido supera o sistema do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido (pH menor que 7) e provocar um sério desequilíbrio homeostático causando uma respiração mais profunda e rápida: o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono. (D)
6- O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.O sangue arterial segue a parte venosa da pequena circulação até atingir, no coração, o átrio esquerdo, o ventrículo esquerdo, as artérias, arteríolas e capilares sistêmicos. (D)
7- O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. (E)
Sistema Cardiovascular
1-O sangue rico em gás carbônico do corpo chega ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando no átrio direito, que se contrai e envia o sangue para o ventrículo direito, que também se contrai, bombeando este sangue para o pulmão através da artéria pulmonar até a rede de capilares do pulmão onde ocorrerá a troca gasosa. O pulmão recebe o gás carbônico e fornece oxigênio ao sangue, que retorna ao coração pelas veias pulmonares, que entram no átrio esquerdo. (B)
2- Posicionada entre o átrio e o ventrículo direito. Possui três folhetos que se fecham no início da contração ventricular, evitando que o sangue retorne do ventrículo ao átrio direito. (E)
3-. (C)
4- O endocárdio é a membrana que reveste internamente o coração, forrando as aurículas e os ventrículos. Esta camada de tecido membranoso intervém ainda na formação das válvulas cardíacas, as quais são responsáveis pelo controle do sentido de fluxo do sangue, no interior do coração. (A)
5- O Feixe de Hiss é uma coleção de células musculares cardíacas especializadas em condução elétrica que transmitem impulsos elétricos que vêm do nodo atrioventricular. embora o impulso cardíaco possa percorrer perfeitamente todas as fibras musculares cardíacas, o coração possui um sistema especial de condução denominado sistema de Purkinje ou fascículo átrio-ventricular, composto de fibras musculares cardíacas especializadas, ou fibras de Purkinje (Feixe de Hiss ou miócitos átrio-ventriculares), que transmitem os impulsos com uma velocidade aproximadamente 6 vezes maior do que o músculo cardíaco normal, cerca de 2 m por segundo, em contraste com 0,3 m por segundo no músculo cardíaco. (C)
...