Sintese Marsiglia.
Por: edtreis • 30/4/2015 • Relatório de pesquisa • 425 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Educação Física
VICTOR HUGO MOREIRA DE JESUS SOUZA
Síntese: Fundamentos da Pedagogia Histórico - Critica
ROSEANE SOARES ALMEIDA
SALVADOR BA
28 de novembro de 2013
O presente texto a ser analisado e estudado é o de Marsiglia, Ana Carolina Galvão, Fundamentos da Pedagogia histórico - critica (Cap. 1).
O texto inicia-se relatando sobe a relação do ser humano com o trabalho. A autora explica que o homem é um ser biológico e inacabado, pois, parte da sua constituição depende de suas relações sócias. O que diferencia o homem dos outros animais é a capacidade que ele tem de modificar a natureza adequando-a a sua necessidade através do trabalho, enquanto que os animais por sua vez não têm essa capacidade de modificar a natureza, ou seja, eles se adaptam a ela. Portanto o trabalho é uma atividade vital humana.
Trata da alienação docente como a implicação da construção do conhecimento onde o professor deve considerar as condições concretas do seu trabalho a partir daquilo em que ele vive. Como a educação esta diretamente ligada aos interesses políticos (Dominação das massas) no nosso atual sistema, o professor no seu processo educativo acaba por leva os seus alunos a reprodução da sociedade sem consciência dessa reprodução para melhoria das suas vidas.
O texto trata de três teorias a não critica onde acreditavam em uma sociedade harmoniosa e que qualquer problema poderia ser resolvido a partir da educação, nessa teoria estavam às escolas Tradicional, Nova e Tecnicista.
Na teoria critico-reprodutivista a escola era tida como pura e simplesmente para sustentação de uma ordem da sociedade fundada em uma luta de classes, nessa teoria encontravam-se a escola como violência simbólica, Aparelho Ideológico do Estado e a Dualista.
E a teoria critica era uma analista da sociedade e da educação tendo como posicionamento a educação como fenômeno social determinada pelas classes opostas com interesses e valores diversos.
Os alicerces teóricos da pedagogia histórico - critica é a fundamentação teórica nos aspectos filosóficos, econômicos, político – sociais seguindo as investigações de Marx sobre as condições históricas de produção humana resultando na forma da sociedade atual dominada pelo capital.
Sobre os desafios teóricos da pedagogia histórico – critica elas poderiam estar condensadas em duas direções uma implicaria desenvolver aspectos da teoria que ainda requerem maior elaboração e outra seria sistematizar aspectos que a teoria já contem, até mesmo já elaborada, mais ainda não d uma forma sistematizada em termos de uma formulação.
A dificuldade dos professores são a de entender a teoria e seus fundamentos históricos materialistas e como passa dessa teoria a um projeto de ensino aprendizagem especifico d um determinado conteúdo.
...