TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema imunológico e atividade física

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

        

SISTEMA IMONOLÓGICO E ATIVIDADE FÍSICA.

MANAUS

2015


EDER FERNANDES MELO – B397HC2

                

SISTEMA IMONOLÓGICO E ATIVIDADE FÍSICA.

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Paulista - UNIP, como requisito para obtenção de nota APS – Atividades Práticas Supervisionadas do curso de Bacharelado em Educação Física.

MANAUS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        SISTEMA IMUNOLÓGICO        

2.        ATIVIDADE FÍSICA        

3.        ATIVIDADE FÍSICA – EFEITOS NO SISTEMA IMUNOLÓGICO        

3.1.        Efeitos da atividade física        

3.2.        Efeitos imediatos        

3.3.        Efeitos prolongados        

3.4.        Imunologia do Exercício e Treinamento        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre o Sistema imunológico e a atividade física. Nele abordo os conceitos de ambos e enfatizo os efeitos das atividades físicas sobre o sistema imune.

        O sistema imunitário ou sistema imunológico ou ainda sistema imune é um sistema de estruturas e processos biológicos que protege o organismo contra doenças.

        Atividade Física é qualquer movimento corporal produzido através da musculatura que resulte num gasto energético.

        A Imunologia do Exercício relaciona os efeitos dos esforços físicos sobre o sistema imunológico e suas prováveis consequências no organismo.

                

  1. SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas dantígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza protéica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.

Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.

  1. ATIVIDADE FÍSICA

Defini-se como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Considerando as atividades ocupacionais (trabalho), atividades da vida diária (vestir-se, banhar-se, comer, outros), o deslocamento (para o trabalho, para a escola, outros) e as atividades de lazer (exercícios físicos, esportes, dança, artes marciais, outros).

Atividade física: inclui a prática de esportes, ginástica de academia, caminhar, jardinagem, pedalar, subir escadas, dançar, correr, passear com o cachorro, fazer compras a pé, outros exercícios e qualquer outra atividade física. Considere também, como atividades físicas, pedalar e caminhar para se deslocar de um lugar a outro, bem como as atividades recreativas mais ativas.

  1. ATIVIDADE FÍSICA – EFEITOS NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

A Imunologia do Exercício relaciona os efeitos dos esforços físicos sobre o sistema imunológico e suas prováveis consequências no organismo. O interesse nessa área surgiu principalmente em função da ativação do sistema hormonal durante a prática de atividades físicas e que tem o potencial de alterar a função do sistema imunológico. Além disso, acredita-se que a prática de atividades físicas pode ser um meio preventivo e de redução dos fatores de risco de doenças associadas ao estilo de vida (crença de que atletas são menos suscetíveis às doenças infecciosas), bem como fazer parte do tratamento e reabilitação de doenças comprometedoras do sistema imunológico, impedindo seu progresso.

  1. Efeitos da atividade física

Ao praticarmos alguma atividade física, ocorre uma resposta natural do organismo denominada estresse físico e que vai atuar em vários pontos numa complexa sequência de eventos denominada resposta imune. Dentro desta, determinados parâmetros imunes (como número de células, função celular e resposta celular) vão responder diferentemente ao tipo de atividade física realizada. Em geral, a natureza e a magnitude das mudanças ocorridas vão depender de diversos fatores, sendo os principais:

• Tipo de atividade física, a intensidade e a duração da mesma;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com