TREINO DINÂMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO FUTEBOL
Por: Matheus Carmo • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 886 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
Claretiano Centro Universitário
Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado
Tutor: Profº Marcel Frezza Pisa
Aluno: Matheus da Silva Carmo
RA: 8032023
TREINO DINÂMICO PARA O DESENVOLVIMENTO
DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO FUTEBOL
Goiânia
2017
Para que uma equipe de futebol tenha uma boa atuação em seus jogos, os fundamentos dos atletas devem ser treinados e aperfeiçoados, possibilitando dessa forma a melhora do passe de um jogador para o outro, do domínio da bola, da condução de bola, do drible e da finalização, que é o chute ao gol. Porém, o futebol é um esporte muito dinâmico, que possibilita e necessita que os jogadores usem a criatividade para se desfazerem dos adversários.
Em resumo geral o futebol propõe duas condições. A condição de equipe atacante, onde a equipe necessita manter a posse da bola, progredir em direção à meta adversária e atacá-la, buscando a marcação do gol. A outra condição é a de equipe defensora, onde os objetivos são obter ou recuperar a posse da bola, impedir a progressão dos adversários e proteger a própria meta (o gol).
Uma aula de futebol propõe que tenha como princípio inicial o aquecimento, logo após a parte principal, que é o treinamento e aprimoramento dos fundamentos e por final temos a volta a calma, que é o relaxamento e o alongamento da musculatura utilizada, a diminuição da frequência cardíaca, entre outros.
Trabalhando com alunos que tenha uma faixa etária mais jovem, deve-se trabalhar primeiramente os fundamentos básicos, para depois começar os trabalhos táticos de ataque ou de defesa.
O aquecimento é essencial para preparar o corpo para o exercício extenuante. Podemos começar colocando os alunos para dar uma corrida leve pelo campo por uns 5 minutos, logo após fazemos os alongamentos. Os primeiros alongamentos podem ser os alongamentos estáticos, ou seja, o aluno fica parado. O 1º exercício é o alongamento do posterior, onde o aluno tenta pegar na ponta do pé, sem flexionar os joelhos, o 2º exercício é puxar o pé atrás, até encostar-se ao glúteo, para alongar o quadríceps. Depois passamos para os aquecimentos dinâmicos colocando os alunos organizados em formato de um círculo, e começamos pelo exercício onde os alunos balançam cada perna como se fosse chutar, sendo 10 repetições em cada perna, depois se faz um deslocamento lateral, para a esquerda, fazendo 10 repetições e depois para a direita mais 10 repetições, logo após podemos fazer uma corrida parada, onde acontece a elevação das pernas o mais rápido possível, por 20 segundos, como se estivesse pisando no fogo.
Na parte principal começamos os exercícios com a bola e inúmeros exercícios podem ser trabalhados. 1º exercício: o passe longo, onde os alunos devem formar duplas, e devem tomar uma certa distância e tocar a bola um para o outro, onde devem dar 10 passes com a perna esquerda e 10 com a direita; 2º exercício: um dos alunos da dupla pega a bola com as mãos e joga em direção a cabeça do outro aluno, para treinar o cabeceio, depois se inverte o processo, onde um joga e o outro faz o movimento do cabeceio; 3º exercício: um dos alunos continua com a bola na mão, joga no peito do parceiro que faz o domínio e faz o passe com os pés antes dela cair ao chão; 4º exercício: será usado cones para fazer o zigue-zague com a bola entre os cones, para treinar a condução; 5º exercício: fazer o zigue-zague entre os cones, ao final dos cones dar o passe para um parceiro que irá devolver a bola para a finalização do parceiro ao gol; 6º exercício: o professor joga a bola para o alto e o aluno deve fazer o domínio, conduzir a bola por entre os cones e fazer a finalização; 7º exercício: o professor joga a bola para o alto e o aluno deve finalizar com a bola pingando. Logo após, se divide os alunos em dois times, faz o posicionamento de cada um no campo, deixando os alunos jogarem por uns 20 minutos, para treinarem seus dribles e suas criatividades frente a um adversário. Ao final do jogo, se faz um campeonato de pênalti, onde quem erra é eliminado, e quem faz, tem a chance de bater novamente, até sobrar apenas um que não errou nenhum pênalti e ser o ganhador da disputa. Essa disputa propõe uma diversão e enfatiza a parte lúdica do futebol.
...