Trabalho Da Ginástica Acrobática
Por: kati1234567890 • 19/4/2020 • Projeto de pesquisa • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 566 Visualizações
Breve historia da modalidade
A palavra acrobata vem do grego akróbatos e significa aquelas pessoas que dançam ou fazem equilíbrio. A ginástica acrobática é organizada a um desporto recente.
Em Portugal a Federação portuguesa de ginástica foi criada em novembro 1950 sendo no nosso país a única responsabilidade pela ginástica. Em Portugal a primeira competição organizada foi em 1982 na Escola Pedro Nunes.
Os ginastas podem fazer três tipos de ginástica: Equilíbrio, dinâmico e Combinado, todos com muitas características diferentes. No exercício de equilíbrio eles fazem elementos técnicos como o nome de equilíbrio. No exercício de dinâmico, eles fazem elementos com fase de voar, com chamadas de saltos mortais, para combinar com piruetas. O exercício combinado, como o nome dize, indica características dos dois exercícios acima indicados. Nestes três exercícios, o ginasta é avaliado em três descidas: Dificuldade, artística e realização.
Na realização de qualquer exercício é básico que o ginasta haver um grande equilíbrio e domínio do corpo.
Os acrobatas devem ter e crescer as capacidades motoras, especialmente a flexibilidade, a força a organização e o interesse pessoal, para além de força de vontade, responsabilidade e amizade. A harmonia de movimentos, a adaptação ao companheiro e a reflexão nos exercícios fazem parte das condições desta atividade, para alcançar determinada perfeição ginástica. A escolha dos companheiros é um fator muito importante. Normalmente só depois de se adquirirem os elementos básicos da acrobacia no solo como o equilíbrio, os saltos, as rotações, é que se deve avançar para os exercícios de pares.
Aspetos técnicos
- Pegas
Pega simples Pega de pulso
A pega simples é utilizada pelo volante A pega de pulso é utilizada para fazer a
colocado à frente do base, de lado ou de pega só com uma mão. Usamos para
costas, nos apoios virados, mão com mão. manter uma posição ou puxar o colega.
Pega de cotovelo pega de braço
Utilizamos a pega de cotovelo quando Os ginastas devem segurar-se
os ginastas se encontram frente um a nos braços, a base pelo lado
outro e nas pegas a uma mão. O base de fora, e o volante
segura acima do cotovelo do volante, pelo lado de dentro.
pelo lado de fora e o volante pega acima
do cotovelo do base, pelo lado de dentro.
Pega frontal Pega transversal das mãos opostas
Usamos a pega frontal quando a base Utilizamos a pega transversal das mãos
e o volante se encontram de frente opostas nas posições de frente um para
um do outro a mão direita do base o outro colocamos os pulsos a 90º.
segura a mão direita do volante.
Posturas
Posição sentado: A base, para sustentar corretamente o volante, deve segurar um ângulo reto de 90º meter-se o tronco-coxa e a coxa-perna.
Posição deitado: A posição deitada usamos entre o tronco e os membros inferiores, a base deve manter um ângulo reto 90º.
Posição de pé: A base deve ter as pernas distantes, para evitar oscilações da bacia. Devemos manter a coluna sempre correta.
Monte
Existe vários tipos de monte:
-Monte Lateral simples: Os dois ginastas devem manter as costas
direitas. Têm de fazer a pega simples o volante sobe em 3 apoios, o primeiro na coxa do base, o segundo no ombro contrario da coxa do primeiro apoiante e o terceiro apoio no outro ombro do base. A base inclina a cabeça para o lado contrario do primeiro apoio realizado pelo volante e de seguida faz o mesmo para o outro apoio.
...