Trabalho Estágio de Educação Física Escolar
Por: josmarbarboza • 23/3/2022 • Projeto de pesquisa • 5.008 Palavras (21 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 12
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 15
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 18
6 PLANOS DE AULA 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS 26
Observações:
- Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
- Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é apresentar as atividades realizadas após a aprendizagem dos materiais de estágio do ensino fundamental.
Portanto, no relatório, a leitura obrigatória interdisciplinar será proposta como um movimento claro no processo de ensino, na função e na estrutura do projeto político-pedagógico, no papel do professor regente e na sua inter-relação com as equipes pedagógicas e administrativas, além da atuação da equipe docente no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. A abordagem temática transversal contemporânea da Base Nacional Comum Curricular visa desenvolver atividades interativas e dinâmicas aliadas à tecnologia de apoio à educação, de forma a auxiliar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Portanto, após estudar e analisar esses temas, o relatório vai propor soluções para a evasão escolar, propondo estratégias e soluções que ajudem a prevenir esse problema.
Dessa forma, também serão propostos dois planos de aulas, os quais se destinam a ser formulados nos anos iniciais do ensino fundamental.
Por fim, durante o estágio de pesquisa, foi possível estudar que o estágio visa possibilitar que os acadêmicos tenham uma conexão mais direta e sistemática com a realidade da escola, realizem hipóteses teóricas e combinem certas práticas específicas para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A criança usa principalmente o corpo para se expressar, sempre que está triste, feliz e com vontade de ajudar os outros. Portanto, esportes e movimento cultural humano são de grande importância nesta fase. Dessa forma, é necessário considerar o aproveitamento integral dessas características no currículo da educação infantil, seja por meio de jogos de imitação, dança ou outros métodos voltados ao desenvolvimento físico infantil, voltados para o desempenho físico. (D’AVIDA E SILVA, 2018 apud BASEI, 2008).
A Educação Física vai muito além esportes e brincadeiras, pois ela desenvolve valências físicas e psicológicas. É possível que nas aulas, a criança desenvolva agilidade, equilíbrio, coordenação motora, promoção e encorajamento do movimento, melhora da autoestima, aumenta a integração social, experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, motivação para atividades futuras, entre outros, fazendo com os alunos tornem-se cidadãos críticos e prontos para viverem em uma sociedade livre de preconceitos.
Como disciplina, a Educação Física é um importante componente na construção da cidadania, na medida em que aborda a cultura corporal e incorpora e integra o aluno à realidade, formando o cidadão que pode produzir, reproduzir e transformar essa realidade.
A criança brinca de forma lúdica desde a infância, mudando de atividade em todos os momentos, vivenciando as coisas ao seu redor e construindo relacionamentos com outras pessoas e com o mundo. Portanto, na escola não é diferente, pois o papel fundamental do professor de educação física é orientar essas e outras atividades mais específicas para o alcance dos objetivos traçados para o campo do conhecimento da educação infantil. Portanto, na aula de educação física da escola, as ações do professor são muito importantes para a criança, pois ela se coloca nesse mundo, visto que ela não é uma pessoa única, e precisa aprender a conviver com outras crianças, dividir e aprender a explicar sua percepção do espaço e outras coisas, e aprender a conviver com ele (D'ÁVILA E SILVA, 2018).
Ainda, segundo D'avila e Silva (2018), muito se fala sobre a criança nessa fase, que precisa de um professor de referência, de alguém para olhar e saber quem pode ser voluntário para ela, e sobre a falta de fragmentação de conhecimento para trabalhar. Porém, um professor especialista não vai contribuir para esta fragmentação de conteúdo, pois entende-se que o trabalho deve ser feito em conjunto, entre um professor de educação física e um professor unidocente.
Sendo assim, o professor deve elaborar a Educação Física como uma forma de viver experiências culturais, que permitam aos alunos benefícios do desenvolvimento de seu corpo, sua capacidade motora, estruturando sua psicomotricidade buscando o desenvolvimento da percepção física e cognitiva, ampliando essa experiência para o seu dia-a-dia. Entende-se, portanto, que deve-se permitir ao aluno que ele se reconheça como um indivíduo presente num processo de fundamental importância para a construção de sua identidade, de forma a moldar sua personalidade, explorando e aumentando suas capacidades individuais e habilidades.
...