Trabalho Sociológico
Por: Samuel2912 • 15/3/2016 • Relatório de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
AGES
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COLEGIADO DE: ENGENHARIA AGRONÔMICA
João Silverio Andrade Costa
Blink: A decisão num piscar de olhos
Fichamento apresentado no curso de Educação Fisica Faculdade UFS como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Metodologia Trabalho Cientifico no 1º período, sob orientação da Prof. João Santana
Aracaju/SE
Outubro 2013
GLADWELL, Malcolm.Blink: A decisão num piscar de olhos. Rio de Janeiro.ROCCO, 2005.
O livro Blink nos trás a ideia de pensamento imediato, estimula as decisões e faz com que seja colocada em prática de forma breve a sua concepção. Baseia-se na explicação de um processo rápido mental, fazendo uma correlação entre as situações presentes nesse comportamento. Malcolm Gladwell, autor do livro, é um jornalista britânico que se criou no Canadá e atualmente vive em Nova Iorque, formado pela Universidade de Toronto, autor de diversos livros e artigos que visam sempre o hábito da mente humana, trabalha como colunista da The New Yorker. Blink foi seu penúltimo trabalho lançado.
A obra nos faz refletir sobre as primeiras impressões que temos sobre as coisas do dia a dia antes mesmo de ter uma boa percepção sobre o que se passa a sua volta. O capítulo um relata a teoria das fatias finas que representa a capacidade do nosso inconsciente lidar com algumas situações antes do consciente vir à tona, através de pesquisas que revelariam o futuro de casais através de suas emoções.
Cada casal foi gravado em vídeo e os resultados foram analisados de acordo com algo que Gottman chamou de SPAFF (para afeto específico), um sistema de codificação que possui vinte categorias separadas correspondentes a cada emoção concebível que um casal poderia expressar durante a conversação.(p.17-18)
“Fatiar fino faz parte daquilo que torna o inconsciente tão fascinante.” (p.19)
Dando continuidade aos preceitos relatados na obra, a inteligência e o conhecimento são abordados de modo abrangente, fazendo com que a intuição também seja um breve caminho para o sucesso e ter um senso apurado de percepção poderia também ajudar nesses princípios, diante de algumas ideias de Gladwell (2005), é necessário tomar decisões para relatar o que estamos sentindo e também estar preparados para explicar o porquê da existência de tais sentimentos. (p.38)
O livro fala sobre a atividade cerebral, onde aborda as diferentes estratégias que o cérebro conduz, relacionado ao pensamento rápido e moderado voltando-o somente ao que é realmente considerado na vida de cada um.A obra trabalha com uma espécie de incentivo para as decisões refletidas através do emocional, com enfoque na análise instintiva das coisas.
As atitudes inconscientes ao escolher um homem por sua aparência, que foi o caso do ex-presidente dos EUA eleito inconscientemente por conta de seu porte físico, crenças ou costumes foi o que fez com que o capítulo três abordasse a importância do estudo de um teste de associação, pois ter um conhecimento prévio sobre tal assunto ou pessoa faria toda diferença. [...] “o que torna possível fatiar fino é nossa capacidade para mergulhar rapidamente sob a superfície de uma situação.” (p.54).
A formação de opinião, baseado nos ideais de Gladwell (2005) tem total relação com os dados absolvidos por nós e com as experiências vivenciadas pelo cérebro, baseada no que vimos ou lemos, pessoas que conhecemos, filmes que assistimos ou lições que aprendemos (p.61)
A nossa mente tem o poder de nos levar a decisões que vão fazer total diferença em nossas vidas, Gladwell (2005) revela experiências que comprovam que a nossa mente em estado inconsciente fica em busca de soluções para diversos problemas mesmo quando desistimos conscientemente do que almejamos. (p.84).
...