TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de nutrição e dietética

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

REDE CLARETIANO DE EDUCAÇÃO - BELO HORIZONTE

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

TUTORA: GISELI CRISTINA

SARAH SANTOS BARBOSA

RA:8024735

  1. O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003).

De acordo com Gedrich (2003), as variáveis relacioadas ao comedor referem-se a liberdade que o homem onívoro possui em sua escolha alimentar, mas que mesmo com tanta biodiversidade disponível, o indivíduo acaba sendo influenciado e educado por uma série de fatores sociais e culturais que podem definir qual tipo de alimento e qual a forma de preparo deve ser consumido.

 O autor divide o comportamento alimentar em cinco fatores determinantes sendo eles:

 Determinante Biológico: componente que subdivide-se em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos. Portanto, é possível afirmar que:

  1. Fisiológicos: caracterizados pelas necessidades energéticas e nutritivas, responsáveis pela manutenção do metabolismo orgânico.

  1. Patológicos: relacionam-se com doenças específicas que delimitam e restringem a alimentação dos indivíduos como por exemplo a diabetes, a doença celíaca bem como algumas intolerâncias e alergias a certos alimentos ou componentes.

  1. Genético: são aqueles capazes de alterar e atuar sobre a sensibilidade gustativa tendo como conseqüência, alteração nas preferências alimentares.

Esses e outros fatores como por exemplo o sexo, fases da vida, e sensibilidade sensorial são capazes de influenciar diretamente as preferências alimentares.

 Determinante Sociocultural: Leva em consideração o meio social em que o indivíduo está inserido, como por exemplo os familiares, amigos, e relações de trabalho, bem como os grupos sociais que o indivíduo gostaria de participar (status social, agrupamento) e vice versa. Contudo, essa determinante não é fundamentada sozinha, ela destaca os determinantes antropológicos  e psicológicos.

 Determinante antropológico: relaciona-se ao live arbítrio alimentar que o indivíduo possui em relação às representações do que ele tem preferência em consumir, portanto, engloba fatores como: valores, crenças, expectativas, envolvimento e experiências.

 

 Determinantes econômicos: dizem respeito ao poder aquisitivo do indivíduo e a oferta do mercado. Associam de tal modo os fatores demográficos capazes de estratificar os grupos regionais de acordo com sua economia.

 Determinantes psicológicos: Tratam das condições gerais ou específicas de humor, bem como o perfil psicológico do indivíduo, que é capaz de definir qual será a escolha do tipo de alimento a ser consumido.

  1. O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade  e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

 As variáveis relacionadas ao alimentos, são capazes de despertar ou não interesse do indivíduo em consumir certos alimentos de acordo com a atenção que este lhe chamar.

 Essas variáveis são decorrentes da cultura local e regional, ou seja, é necessário saber se desde a sua infância, o comedor foi exposto a esse tipo de alimentação, alimento ou até mesmo se não teve nenhuma restrição a ele anteriormente.

 Temos como exemplo a alimentação baseada na ingestão de insetos no Oriente, mas no Ocidente, mesmo sem ter experimentado esse tipo de comida, há grande resistência populacional devido a fatores culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com