Voleibol
Tese: Voleibol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanessaegladston • 28/10/2014 • Tese • 746 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
Sabemos que o voleibol é constituído, dentre outros aspectos, por aspectos táticos e técnicos. Os fundamentos de recepção fazem parte dos aspetos técnicos do esporte. No entanto apresentarei um vídeo mostrando a historia do voleibol, logo farei uma exposição verbal apresentando a ideia de que o voleibol é um esporte coletivo e que por esse motivo é fundamental colaborar com os colegas tanto para atacar como para defender. Isso significa, entre outras coisas, reconhecer-se quando se esta no papel de atacante e quando se é defensor, assim como, o que se deve fazer quando se encontra num ou noutro papel.
Dependendo da idade dos alunos pode ser muito interessante simular situações em que os alunos tem que dizer o que eles fariam caso a bola ficasse com um outro jogador numa determinada situação. Pode parecer estranho, mas quando trabalhamos com as crianças poucos experientes (e não apenas com crianças!) é possível identificar sujeitos que demora bastante tempo para identificar quem são seus colegas e o que deve fazer quando sua equipe esta com a bola, e o que deve fazer quando a equipe adversaria passa no ataque.
Antes de começar a aplicar a atividades com os alunos desenvolverei uma brincadeira na parte de aquecimento formarei um pequeno grupo com todos os alunos que ira participar da atividade ajuda - ajuda um aluno será o pegador e o aluno que for pego primeiro ajudara a pega os outros, duração da brincadeira 10 minutinhos e depois mais 5 minutos de alongamento.
1) Inicio das atividades: Formação: Dois grupos.
Organização: Os grupos ocuparão a área de jogo, sendo cada lado dividido em quatro partes, numerando-as da seguinte forma: zona de ataque números três e quatro, e zona de defesa, números um e dois.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola tocando o solo na zona de ataque três vale três pontos.
Nota 01: O grupo deverá definir um número de pontos para a partida ser vencida, possibilitando as equipes a opção de ataques em determinadas zonas e dificultando o fechamento da partida pela necessidade de se atingir um número exato a partir dos pontos.
Nota 02: O grupo poderá, junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe que ultrapassar o número preestabelecido perderá dez pontos.
Nota 03: A equipe poderá ir somando os pontos de acordo com o recebimento da bola. Exemplo: o participante recebe a bola na zona de número quatro, passa a bola para o participante da zona de número três, nisso todos deverão gritar a soma desses números, no caso, sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto que conseguir fazer mais “pontos”.
2) Atividades: Formação: Dois grupos.
Organização: Solicitar dois participantes, para, de posse do elástico, dinamizarem a rede móvel, os grupos deverão sempre ocupar lados opostos do elástico, independente do espaço de campo de jogo.
Desenvolvimento: Usar a dinâmica do jogo de voleibol, com os participantes trocando passes para o envio da bola para o campo adversário. A rede irá mover-se nas diversas direções da área de jogo, variando de tamanho e possibilitando grandes e minúsculas áreas de jogo para as equipes.
Nota
...