A BASE DE DADOS BIREME
Por: sarahjhane • 27/10/2015 • Artigo • 826 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
Trabalho individual
Sayonara Lima De Alencar RA:5633125991 8º sem/ noturno
Disciplina: Saúde em evidencias Profº Maria Carolina Sae
Trabalho Aula Base de dados valendo 2,0 pontos (Entrega dia 03/10 – Prova)
- Selecione dois descritores dov DECS da BIREME (livre escolha)
- Queda
- Idoso
- Faça uma pesquisa na Bireme utilizando esses dois descritores
- Queda: Perda transitória da consciência e do tônus postura, causada por diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro.
- Idoso: Provisão de doto tipo de assistência individualizada de saúde para diagnostico, tratamento, acompanhamento e reabilitação de pacientes.
- Identifique:
a. Número de artigos encontrados
- 3756
b. Filtre por artigos completos: anote novamente o número de artigos
- 1148
c. Filtre por artigos em Português: anote novamente o número de artigos
- 362
d. Caso queira pode utilizar também filtros de assunto: anote novamente o número de
artigos
- 28
e. Escolha um artigo com texto completo e identifique:
i. Título: Causas e consequências de quedas de idosos atendidos em hospital público.
ii. Revista: Ver Saúde publica; 38(1): 93-99
iii. Ano e local de publicação: Fev, 2004 Ribeirão Preto, SP, Brasil.
iv. Autores: Suzele Cristina Coelho Fabricio, Rosalina A. Partezani Rodrigues e Moacyr Lobo da Costa Junior.
v. Faça um pequeno resumo do artigo:
Durante a fase de envelhecimento alguns fatores biológicos, doenças e causas externas podem influenciar na forma de vida e a queda é uma delas. Na gerontologia é um fator de preocupação principalmente quando pessoas denominam esse evento como sendo normal.
A Queda pode ser definida como um evento não intencional podendo estar relacionada à insuficiência súbita dos mecanismos neurais e osteoarticulares envolvidos na manutenção da postura e decorrência da perda total do equilíbrio postural. Pessoas de todas as idades apresentam risco de sofrer queda. Mas, para os idosos, elas possuem um significado muito relevante ainda mais quando o idoso tem diminuição da autonomia e da independência.
Tem sido verificado que as quedas são eventos frequentes causadores de lesões morte acidental em pessoas com idade acima de 65 anos. No Brasil, dados do Sistema de Informação Médica/Ministério da Saúde, entre os anos de 1979 e 1995, cerca de 54.730 pessoas morreram devido a quedas, sendo que 52% delas eram idosos, com 39,8% apresentando idade entre 80 e 89 anos.
Estudos realizados em asilos ou casas de repouso já sofreram quedas com os idosos, e vemos que este problema esta sendo frequente nas redes publicas.
Assim, o objetivo do estudo foi investigar a história da queda referida pelos idosos, considerando local de ocorrência, causas e consequências, e descrevendo mudanças ocorridas na vida diária dos idosos, após a queda. O levantamento dos dados referentes aos idosos que haviam sido atendidos nas referidas unidades, tendo como diagnóstico a queda. Depois de identificada a população, foram excluídos os idosos que não residiam em Ribeirão Preto e os que tinham sido atendidos também pela Unidade de Emergência do hospital e depois transferidos para esse mesmo hospital para uma internação mais prolongada.
...