A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS
Por: franciscalene • 27/8/2022 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS
Má notícia é compreendida como aquela notícia que altera drástica e negativamente a perspectiva do paciente em relação do seu futuro. Sendo vista que toda comunicação relacionada com o processo de atenção médica, pode se trazer uma ameaça ao estado mental ou físico do paciente ou do familiar, porque essa notícia irá ameaçar seu estilo de vida já estabelecido.
Pode ser considerada uma má notícia, tanto um diagnostico terminal, como também um diagnostico de uma doença crônica como uma diabetes mellitus, como falar para uma gestante que seu filho tem uma má formação, ou falar para uma jovem de meia idade que há suspeita clínica de esclerose múltipla.
Existe uma grande dificuldade para a equipe de saúde no momento de comunicar más notícias, poque tem toda a preocupação de cuidado com o paciente, e como o paciente vai recebe e o quanto essa notícia irá afeta-lo, por isso a equipe tem a obrigação e dever ética e moral no forma cuidadosa para que essa pessoa não possa ser diminuída e nem desencorajada.
Os fatores mais importantes para o paciente quando recebem más notícias são, a capacidade do seu médico, sua honestidade e sua atenção, sendo assim dando tempo para as suas perguntas, um diagnostico direto e compreensivo e o uso da linguagem claro. Para o familiar ele buscará privacidade e uma atitude positiva do médico, sua competência, clareza e tempo de pergunta.
Para esse momento de comunicação deve se estabelecer uma atenção médica, equipe de saúde e paciente adequada conhecer cuidadosamente a historia médica ver o paciente como pessoa, preparar um lugar com privacidade organizar o tempo da melhor forma possível, são importantes os aspectos específicos de comunicação, atenção e cuidado com o familiar.
DISCIPLINA: TANATOLOGIA
PROF: KÊNIA CELESTINO
ALUNA: FRANCISCA LENE
FACULDADE ESTACIO DE SÁ
RESENHA: MÁS NOTÍCIAS
...