TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cleptomania

Por:   •  25/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

CLEPTOMANIA

O que é:

A característica é a necessidade de furtar objetos, sem o controle de resistência. A pessoa em questão tem condições de comprar porem tem o impulso de furto, o furto nunca é planejado antes, não pensão antes de realizar o ato, a pessoa age no impulso e tem com a realização um prazer momentâneo, muitas vezes são objetos desnecessários para o uso pessoal, muitos dos que realizam os furtos levado pela cleptomania esconde, devolvem ou doam o que foi furtado, já que não furtam por haver necessidade do produto, e sim pelo impulso.

Por se tratar de um transtorno de impulsivo, o portador cleptomania, sente uma adrenalina no memento da realização do ato, seguindo de gratificação e redução da tensão após realizá-lo. Agem sem pensar nas conseqüências que correm se algumas pessoas os vêem apanhando o objeto escolhido para furto, não pensam que podem ser aprendidas. E se ocorre a represaria de alguém pelo ato que acometeu, ate se sentem  culpados , porém não sentem rancor de quem os repreenderem, uma vez que realizam furto para satisfaze los não pela necessidade de objeto.

Pacientes portadores de cleptomania apresentam mais de um transtorno, geralmente sofrem também com transtornos de humor e ansiedade. Alguns casos estão ligados também  a compras compulsivas ( quando não se tem o controle sobre compras, adquirem produtos sem estar precisando deles, apenas pelo prazer de compra).  e jogos patológicos (vicio em estar sempre jogando, , muitas vezes com apostas de dinheiro, onde podem ate vir a perder, porem não sabem a hora de parar, deixando de fazer coisas no dia a dia para ficar jogando), transtornos alimentares( causando obesidade ou anorexia) e transtorno para uso de substancias(alcoolismo).

Epidemiologia

A cleptomania por ser um ato de roubo, é pouca que são descobertos pelos familiares, então a sua prevalência não é muito conhecida, mas se estima-se que seja por volta de 0,6%. Varia de 3,8% a 24% nas pessoas pressas por furtos em lojas.

Etiologia

Fatores psicossociais.

O sintomas tendem a aparecer quando a pessoa passa por momento de estresse de alta significância ( perdas, separações, términos de relacionamento)

Alguns escritores psicanalistas classificam a cleptomania como um impulso agressivo, onde é realizado o furto quando se sente irritado, estressado com algo que lhe aconteceu, outros classificam como libidinoso ( onde a pessoas furta por prazer, para se sentir satisfeito, realizado com tal ato).

A também os furtos realizados pelas crianças , que muitas vezes começam por furtar algo da mãe.

Segundo a Psicanalista  Anna Freud:

Apontava que os primeiros roubos da bolsa

da mãe indicam que, em algum grau, todo furto tem suas raízes na

unidade entre mãe e filho (ou mãe e bebê).

Segundo psicanalista Karl Abraham:

Sobre o sentimento central de ser negligenciado, magoado ou desprezado.

Um teórico estabeleceu sete categorias de roubo em crianças

cronicamente atuadoras:

1. Como um meio de restaurar a relação mãe-bebê perdida.

2. Como um ato agressivo.

3. Como uma defesa contra o medo de ser machucado (talvez

uma busca de meninas por um pênis ou uma proteção contra

a ansiedade de castração em meninos)

4. Como meio de buscar punição.

5. Como meio de restaurar ou aumentar a auto estima

6. Em conexão com (e como uma reação a) um segredo da família

7. Como excitação (angústia de desejo) e um substituto para um

ato sexual

Uma ou mais dessas categorias também podem se aplicar à

cleptomania adulta.

Fatores biológicos que levam a Cleptomania

Retardo mental, esta sendo muito associada a pessoas com esses tipo de transtornos.

Pacientes com sinas de atrofia cortical ( morte e degeneração de neurônios).

Foram encontrados a alteração neurológicas nos pacientes que sofrem com a cleptomania.

Diagnóstico

A caracterists princial são os impulsos recorrentes de querer furtas objetos, sem ao menos prescisar deles para algum fim. Pessoas com cleptomania podem apresentar depressão e ansiedade, uma vez que após acometer o ato passam aficr pensando que poderiam ter sido aprendidas, o que causa depressão, tem problemas graves de combivencia interpessoal, apresentadno sinais de pertubaçao ,  a freqüência de rouno chega de 1 a 120objetos furtados por mês, sendo roubos em lojas e tambem de familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (580.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com