A Doença Celíaca e Doença de Crohn
Por: talitanovaesenf • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.111 Palavras (13 Páginas) • 680 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CARAJÁS
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO NO PROCESSO SAÚDE DOENÇA
PROFESSORA: LORENY ALFAIA
JEANNE RUFINO
JESSICA GOMES
LETÍCIA DA COSTA
RAYSSA YASMIM COSTA
TALITA NOVAES
DOENÇA CELÍACA E DOENÇA DE CROHN
MARABÁ – PA
2017
[pic 2]
FACULDADE CARAJÁS
JEANNE RUFINO
JESSICA GOMES
LETÍCIA FÉ
RAYSSA YASMIM COSTA
TALITA NOVAES
DOENÇA CELÍACA E DOENÇA DE CROHN
Trabalho apresentado como avaliação parcial da P2 da Disciplina Nutrição no Processo Saúde Doença, ministrada pela Professora Loreny Alfaia para turma de Enfermagem 4º Período.
MARABÁ – PA
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ..................................................................................
- DOENÇA CELÍACA .........................................................................
- DEFINIÇÃO ..............................................................................................
- CAUSA .................................................................................................
- SINTOMAS ...........................................................................................
- DIAGNÓSTICO ...................................................................................
- TRATAMENTO .................................................................................
- DOENÇA DE CROHN .......................................................................
- DEFINIÇÃO .......................................................................................
- CAUSA ................................................................................................
- SINTOMAS ......................................................................................
- DIAGÓSTICO .......................................................................................
- TRATAMENTO ...................................................................................
- CONCLUSÃO .................................................................................
- REFERÊNCIAS ..........................................................................
- Introdução
A doença celíaca (DC) é uma intolerância permanente ao glúten, caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado proximal e consequentemente má absorção de alimentos, em indivíduos geneticamente susceptíveis. (SILVA et al 2010). Caracterizada pela intolerância ao glúten (proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte), a doença celíaca é crônica, de causa desconhecida. De acordo com a fisiopatologia, o glúten é tóxico para o organismo doente, podendo levar a destruição das vilosidades intestinais, prejudicando a absorção de nutrientes necessários para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos pacientes, com o tratamento é possível reverter o quadro. Em casos não tratados rapidamente, pode acontecer a atrofia das vilosidades, consequentemente a absorção de nutrientes ficará defeituosa (NASCIMENTO et al 2012). Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida. De acordo com Silva e Furlanetto, até pouco tempo o diagnóstico da DC, era reconhecido apenas em indivíduos com manifestações típicas ou com grandes suspeitas e era feito principalmente em crianças com síndrome má absortiva. Em 1990 a Sociedade Europeia de Gastrenterologia e Nutrição, determinou que esse diagnóstico fosse baseado através de biópsia do intestino delgado, para verificação de atrofia vilositária, manifestações clínicas e sorologia durante a ingestão de glúten.
Também iremos abordar a Doença de Crohn (DC), é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, de etiologia e patogênese ainda não inteiramente conhecidas. O padrão etiopatogênico da doença inclui suscetibilidade genética, desbalanço entre bactérias comuns e patogênicas do trato intestinal, alterações na integridade do epitélio intestinal e resposta imune desregulada pela reatividade anormal dos linfócitos T da mucosa intestinal, com produção excessiva de citocinas pró- inflamatória.
- Doença Celíaca
2.1 Definição
A DC é uma patologia autoimune e caracteriza-se por uma inflamação da mucosa do intestino delgado causada pela intolerância ao glúten e consequentemente à má absorção de nutrientes (NASCIMENTO et al 2012). As proteínas do glúten são resistentes às enzimas digestivas, resultando em derivados peptídeos que leva à resposta imunogênica em pacientes com DC. O glúten é uma substância elástica, aderente, insolúvel em água, responsável pela estrutura das massas alimentícias (ARAÚJO, 2008). É constituído por frações de gliadina e glutenina, e o trigo é o único cereal que apresenta quantidades dessas proteínas suficientes para formar o glúten. Porém essas proteínas podem estar presentes em outros cereais como cevados, centeios e aveia, nas formas, respectivamente, de hordeína, secalina e avenina. Por esse motivo a DC muitas vezes está relacionada com a baixa estatura, esterilidade, anemia por deficiência de ferro refrataria a ferroterapia oral, hipoplasia do esmalte dentário, constipação intestinal, osteoporose, artralgia ou artrite, epilepsia associada a calcificação intracraniana e câncer principalmente linfoma intestinal. Além dessas manifestações clinicas a DC também está associada com outras doenças alto-imunes, tais como dermatite hepertiforme, diabetes mellitos tipo 1, deficiência seletiva de Ig A e doenças da tireoide.
...