Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora, AMIZADE X CARÁTER.
Por: Carlos Edu F Ferreira • 9/7/2015 • Projeto de pesquisa • 940 Palavras (4 Páginas) • 444 Visualizações
SUMÁRIO
- TEMA..............................................................................................04
- DELIMITAÇÃO DO TEMA.............................................................04
- PROBLEMA...................................................................................04
- HIPÓTESE DE ESTUDO................................................................04
- OBJETIVOS DA PESQUISA..........................................................05
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- JUSTIFICATIVA..............................................................................06
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................07
(revisão bibliográfica)
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS........................................08
- CRONOGRAMA DA PESQUISA.....................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................10
1-TEMA
Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora, AMIZADE X CARÁTER.
2-DELIMITAÇÃO DO TEMA
A influência das amizades na formação do caráter dos alunos do turno da tarde da Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora.
3-PROBLEMA
Os Adolescentes se deixam levar pelo poder de persuasão dos amigos que lhe são mais próximos, o domínio que certas amizades causam nas pessoas de personalidade mais fraca é o eixo principal desta pesquisa.
4-HIPÓTESE DE ESTUDO
A Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora tem como finalidade principal formar o cidadão de bem e de caráter para a vida social e familiar através da educação, preparando os adolescentes para os desafios que os mesmos virão a vir enfrentar na sua vida sendo que estes preparados para não receber influências que os levem a desnorteá-los do caminho correto a ser seguido, ou seja, o caminho do bem e da cidadania.
5-OBJETIVOS
5.1-Objetivo Geral
Identificar as principais tendências que levam os adolescentes a se deixarem influenciar pela opinião dos colegas e dos amigos, pois o que é notório é que os jovens de hoje muito dos mesmos problemáticos são altamente influenciáveis por falta de uma auto-estima e uma baixa afetividade por parte da família, motivos pelos quais os levam a encontrarem nas companhias da escola ou da rua uma falsa visão de amizade, chegando assim muitos destes a cometerem delitos e se envolverem com o que não devem, dentre estes aspectos podemos destacar: o uso de entorpecentes e até o envolvimento com o tráfico de drogas, causando assim, traumas e consequências negativas para toda a vida.
5.2-Objetivos Específicos
- Desenvolver um questionário direcionado as famílias (pais) dos adolescentes da Escola de Ensino Fundamental Cel. Virgílio Távora e através deste ter uma noção da personalidade do adolescente a ser acompanhado.
- Selecionar 05 adolescentes que serão acompanhados pelo pesquisador pelo prazo determinado.
- Identificar após a conclusão do projeto de pesquisa as maiores causas dos problemas de relacionamento familiar e obter um acompanhamento necessário para as famílias.
6-JUSTIFICATIVA
Compreendendo e observando as diversas formas de relação entre os adolescentes, relação esta com os colegas poderá se identificar como estes jovens sofrem influências e como acontece a reação dos mesmos, se de aceitação ou rejeição, esta observação partindo do exemplo de um convite feito por parte dos colegas.
O intuito principal deste projeto e levar a cada um dos 05 adolescentes observados o fato de ser influenciável ou não e se esta influência tem um papel relevante na formação do caráter destes jovens que terão um papel importante na sociedade.
7-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar. Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar. Se vivem com medo, aprendem a ser medrosas. Se convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas. Se vivem ridicularizadas, aprendem a ser tímidas. Se convivem com a inveja, aprendem a invejar. Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa. Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas. Se vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes. Se vivenciam elogios, aprendem a apreciar. Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar. Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas. Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo. Se vivem partilhando, aprendem o que é generosidade. Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade. Se convivem com a eqüidade, aprendem o que é justiça. Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito. Se vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam. Se recebem afabilidade e amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver.
...