TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacologia

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Biotrasformação

ANDRADE, Cristiane et al. Comparação do metabolismo interespécies dos principais anticonvulsivantes usados na prática clínica. Rio Grande do Sul: Revista Brasileira de Farmácia, 2013.

OSHIMA Yoko; FRANCO, Luiz Madaleno. Biotransformação: Importância e toxicidade. São Paulo: Saúde em Revista, 2003.

“Biotransformação é a alteração química sofrida pelo xenobiótico no organismo, comumente sob a ação de enzimas específicas e/ou inespecíficas. Juntamente com os fenômenos de absorção, distribuição e excreção, ela participa da regulação de níveis plasmáticos de drogas. A biotransformação, portanto, é um processo alternativo, em que os metabólitos formados possuem propriedades diferentes das drogas originais, com características mais hidrofílicas, tendo por objetivo facilitar a excreção pelo organismo.” (ANDRADE et al, 2013).

A principal importância da biotransformação é a inativação de um composto ativo que está modificando o organismo. Porém, alguns fármacos podem ser administrados na forma inativa e serem ativados no processo de biotransformação.

As reações de biotransformação dos fármacos são classificadas em reações funcionais de fase 1 ou reações biossintéticas (conjugação) de fase 2. Qualquer tecido examinado possui a capacidade de biotransformação. No entanto, o principal órgão responsável por este processo é o fígado e em segundo o trato digestivo, rins e pulmões. O fígado possui diversas funções, destacando-se entre elas, as transformações de xenobióticos e nutrientes. Por ser o sítio primário para a biotransformação, o fígado é potencialmente vulnerável à ação tóxica de um xenobiótico que sofre bioativação. A biotransformação é efetuada, geralmente por enzimas, principalmente, aquelas existentes nos chamados microssomas hepáticos.

A eficiência dos processos de biotransformação depende de vários fatores que incluem dose e frequência de exposição, espécie, idade, gênero, variabilidade genética, estado nutricional e a exposição a outros agentes que podem inibir ou induzir as enzimas biotransformadoras de xenobióticos.

Aluna: Larissa Gonzaga Jayme

Disciplina: Farmacologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com