A Leishmaniose e Dengue
Por: lucla • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
- A dengue e leishmaniose assim como a febre amarela que é causada pelo mesmo mosquito da dengue e a doença de chagas, são algumas das enfermidades consideradas doenças tropicais, a maioria dessas doenças são transmitidas através de insetos e comuns em países pobres por não ter verbas para ações de profilaxia das doenças, já que não depende apenas de uma casa, mais de toda a comunidade e o melhor local para a propagação é a falta de saneamento básico.
- A constituição de 1981determinou que, cabia aos estados a responsabilidade pelas ações de saúde e saneamento, assim como pelas de educação.
- . De acordo com a lei nº8.080/90(LEI Orgânica de saúde), entre-se por Vigilância Epidemiológica “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual u coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e e controle das doenças ou agravos ‘, bem como a avaliação dessas medidas.
- A Vigilância Epidemiológica serve de base para reunir informações, processar analisar e interpreta os dados, planejar e adotar medidas de controle imediatas ou médio e longo prazo.
[pic 1]
Www.drauziovarela.com/doencastropicais
Www.dengue.org.br/dengue-prevenir
Www.saudicas.com.br/leishimaniose-tegumentar
Www.imagensgoogle.com/dengueeleishimaniose
- Www.ambitojuridico.com.b/leituraeartigo.
[pic 2]
Curso: Enfermagem
Disciplinas: Epidemiologia e Bioestatística,
Microbiologia e Imunologia e Direito e Legislação.
Alunos:
Luciene Carneiro-RA-425497, Mauro Hudson Cardoso e Silva- RA-890098555 José Jean Lima Oiveira-RA-9935153921, Thânia Rocha Nascimento-RA-8906167520.
Professores:
Maria Denise Rodrigues, Maria Bertha, Camila Navarro E Rodrigo Thomaz.
Caxias Ma 20/05/2015
[pic 3]
Vamos ressaltar a dengue e a leishmaniose, duas enfermidades, epidemiológicas que podem ser fatal se não tratada no início.
Dengue:
A dengue apresenta-se na forma clássica e hemorrágica.
A transmissão é feita através do mosquito aedes aegypti, mais precisamente da fêmea, que precisa de sangue para a reprodução, picando uma pessoa infectada, o inseto mantém o vírus na saliva e o retransmite para alguém sadio, após a ingestão do sangue infectado e o período de incubação, a femea torna-se transmissor do vírus da dengue durante toda a vida.
Sintomas:
Na clássica: febre alta, forte dor de cabeça, dor nos olhos, perda de apetite, manchas na pele, náuseas, vômitos, tontura e astenia geral.
Na hemorrágica acontece os mesmos sintomas incluindo ainda sangramento pelo nariz, sede excessiva, queda de pressão arterial, confusão mental e diferenciando na febre que cessa após o terceiro dia surgindo hemorragias em funções de sangramento nos órgãos intenso.
Prevenção:[pic 4]
Leishmaniose:
Leishmaniose é transmitida pela fêmea do mosquito flebotomo ou mosquito palha, onde o protozoário é colhido para o organismo do mosquito onde se reproduzem e é transmitido através da picada do inseto no homem ou animais como cachorro, cavalos e raposas, os animais servem de reservatório para o inseto. O mosquito palha transporta 4 tipos de protozoários, 3 responsável pela leishmaniose tegumentar e 1 pela visceral, sendo estas as duas formas da doença.
...