A SOCIEDADE E O ABUSO DO ÁLCOOL
Por: brunabarreto • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
O alcoolismo é uma doença onde há dependência do uso do álcool . O alcoólatra tem grande dificuldade de parar de beber , esta sujeito aos mesmos riscos do abuso de álcool mas, como não consegue abandonar a bebida , apresenta muitas vezes deterioração na suade , na família , no trabalho e no circulo de amizade .
SOCIEDADE E O ABUSO DO ALCOOL
O abuso do álcool e o alcoolismo estão entre as principais problemas da nossa sociedade . O álcool é uma droga como qualquer outra ; Pois vicia , altera o estado mental da pessoa que o utiliza, levando-a a atos insensatos muitas vezes violento. Pior, causa mais problemas a família e a sociedade. Infelizmente, faz parte do nossa cultura o seu uso.
Fora os problemas com violência e direção , o álcool pode provocar diversos malefícios ao organismo. Em doses altas de etanol, causando cirrose , problemas nos órgãos , cérebro , nervos, coração , pâncreas , etc.
TRATAMENTO
Atualmente, há várias formas eficazes de se tratar o alcoolismo. O método mais simples, para casos mais leves, é a realização de consultas periódicas com uma equipe multidisciplinar experiente, com psiquiatra e psicólogo e com apoio da família.
Outro método muito eficaz são grupos de alto ajuda , o alcoólicos anônimos . Com reuniões frequentes , os resultados dos AA são difíceis de avaliar , mas aproximadamente um terço permanece sóbrio de 1 a 5 anos, e um terço mais de 5 anos.
Outro grupo de apoio é “ consumo controlado “ , onde recomenda-se o uso em doses adequadas da bebida. A principal diferença é que primeiro o alcoólatra tem que reconhecer que é incapaz de controlar a própria vida, no segundo afirmar-se que o alcoólatra deve retomar o controle .
Casos mais sérios devem ser acompanhados por psiquiatras para tratamento psicoterápico e medicamentoso. Muitos alcoólatra apresenta distúrbios psiquiátricos que necessitam de tratamentos, outros sofrem de abstinência , dependência física do álcool .
CONCLUSÕES
Concluindo , o álcool é responsável , além de diversas doenças , por grande parte dos atos de violência e dos acidentes dos mais variados, desde transito até de trabalho.
Apesar das suas consequências desastrosas , o ato de beber é considerado parte fundamental do convívio social , dificultando as campanhas de conscientização . No extremo do ato de beber , encontramos os alcoólatras , dependentes do álcool que devem contar com o apoio e compreensão da sociedade para sua recuperação , que deve abandonar o preconceito e trata-los com respeito.
...