ACOMETIMENTOS OCUPACIONAIS EM ACOLHIMENTO NO SETOR DE EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Por: priscilasu • 9/10/2018 • Abstract • 326 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
ACOMETIMENTOS OCUPACIONAIS EM ACOLHIMENTO NO SETOR DE EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
SUBTIL, Priscila de Oliveira¹
Introdução: A relação entre homem e trabalho ao longo do tempo vem se tornando cada vez mais complexa e modificando os determinantes do processo saúde-doença. As mudanças se configuram em aumento do ritmo de trabalho, longas jornadas, pressão de tempo, repetitividade e monotonia de tarefas, conflitos de papéis, conflitos interpessoais, isolamento social, falta de poder de decisão e maior controle da força de trabalho. Objetivos: Descrever a experiência vivida durante o Estágio Curricular em enfermagem no setor de acolhimento da emergência de um Hospital do Vale do Paranhana. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência com reflexão acerca do grande público de trabalhadores com algum acometimento em saúde relacionado às suas ocupações no trabalho. Resultados/discussão: Observou-se a grande demanda vinda de trabalhadores de diversas áreas, em especial do setor calçadista que é uma das principais atividades do município de Parobé/RS. Sobre os acometimentos de saúde, os mais observados têm relação aos riscos ergonômicos como Lesão por esforço repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), tendinites e dores crônicas em região lombar. Bem como os riscos psicológicos, como o estresse e ansiedade. Conclusão: Tendo em vista esta demanda significativa, é notória a necessidade de que os profissionais de saúde se atentem e que melhorem a compreensão do assunto, trabalhando para contribuir com qualidade na saúde do trabalhador que procura os serviços de saúde e não apenas realizar notificações de acidentes advindos do trabalho.
Descritores: Saúde do Trabalhador, riscos ocupacionais e enfermagem.
REFERÊNCIAS:
CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. 3 ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Caderno 5 de Atenção Básica- Saúde do Trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
SILVA, Marcia Benites da; PICASSO, Caren Lara Martins e ROSITO, Miriam Pilla. Epidemiological profile of workers with musculoskeletal disorders of a supermarket company. Fisioterapia em movimento. 2015, vol.28, n.3, p.573-581.
...