ANOTAÇÕES PARA PROVA NHB DE NUTRIÇÃO
Por: samanthaorana • 17/8/2022 • Resenha • 582 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
1. Explique detalhadamente por que os indígenas são mais propensos a desenvolver diabetes.
Segundo relatos do vídeo, os indígenas não tinham o hábito de comer alimentos industrializados, super açucarados e/ou com composições prejudiciais à saúde, que são produzidos e distribuidas pela sociedade não indígena. Culturalmente, as dietas dessa tribo eram montadas com recursos naturais disponíveis no território, todavia, após a introdução dos alimentos industrializados, se deu como um vício cotidiano, aquelas comidas e bebidas vistas como muito palatáveis eram dadas como novidades para aquele grupo. Com isto um grande número de indígenas com diabetes foram diagnosticados e assim obteve-se a confirmação por parte dessa tribo de como essa doença para gera consequências na saúde e grande mudanças na rotina de quem a possui, e então perceberam os riscos destes alimentos.
Geneticamente, esta tribo indígena em específico possui uma propensão a obesidade e diabetes quando alteraram a dieta alimentar, sendo uma população que historicamente viveram milênios sem conhecerem esse tipo de açúcares. E quando introduziram esses alimentos industrializados na sua dieta, acabaram necessitando drasticamente de uma grande liberação de insulina, a qual a concentração não era habitual no corpo daqueles indivíduos. Tudo isso em processo fisiológico fez com que os indígenas engordassem desproporcionalmente, juntamente com a ausência de exercícios físicos, o que aumentou os riscos de desenvolverem diabetes ou já desenvolveram diabetes
É visível que a ausência sobre os conhecimentos dos malefícios dos alimentos
industrializados e com alta concentração de açúcar, atrelada a compulsão após o primeiro contato, além da questão genética, estabeleceu uma grave problemática na saúde da tribo Xavantes. O aspecto da novidade por serem comidas e bebidas novas e excessivamente palatáveis devido a concentração alta de sódio e saturados, atrelada ao contexto sócio-cultural da tribo, tornou essa população adepta de uma dieta perigosa, pois se a sociedade não indígena a qual criou esses alimentos e que são consumidas cotidiamente, mesmo possuindo informações que são nocivos à saúde, temos altos índices de diabetes e Hipertensão, tal qual os indígenas, que podemos considerar contato com a sociedade não indígena recente, e que não foram educados sobre esses alimentos, não se tornassem diabéticos, obesos, com doenças cardiovasculares ou cancerígenas.
R= 2. Diante da transição alimentar e epidemiológica da população indígena de Sangradouro, mostrada no vídeo, sugira 3 medidas de controle para as doenças crônicas não transmissíveis (DM,HAS) que podem ser efetivamente implementadas.
- Monitorar frequentemente os níveis de glicose sanguínea e o aparecimento de sinais e sintomas de hiperglicemia.
- Monitorar frequentemente a pressão arterial dos pacientes.
- Realizar consultas de enfermagem rotineiras sobre os fatores de risco, orientações para mudança no estilo de vida, esclarecer a importância sobre a realização de exames laboratoriais e do monitoramento de sinais e sintomas frequentes.
- Identificar os indivíduos que possuem fatores de risco ou estão com sintomatologia de DCNT’s.
- Prescrever, desmitificar e condicionar a adesão do tratamento medicamentoso, e se viável associar com a medicina tradicional da tribo indígena.
- Realizar o tratamento dos pacientes com uma equipe multidisciplinar com responsabilidades compartilhadas. Organizar com toda equipe multidisciplinar presente as melhores estratégias que favoreçam o cuidado da Saúde da Comunidade.
- Promover educação em saúde sobre uma dieta ideal e balanceada para comunidade, informando os benefícios desta e comunicar efetivamente os riscos de alimentos industrializados ou fora da dieta tradicional. Assim como promover alternativas viáveis para uma mudança inicial na dieta, se possível com auxílio de nutricionista.
- Desenvolver atividades educativas por meio de ações individuais e/ou coletivas de promoção de saúde do indígena, assim como de atividades individuais para cada paciente diagnosticado com diabetes.
...