ATPS Sarampo
Por: danielqueiroz • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 707 Visualizações
Sarampo
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada pelo morbillivirus e é uma das principais responsaveis pela mortalidade infantil em países de 3º mundo. No Brasil graças as campanhas de vacinação e o trabalho da vifilância epidemiológica, a mortalidade não chega à 0,5% em relação ao sarampo.
Como é transmitido?
Esta doença é transmitida por vias respiratórias (goticulas), que são eliminadas pelo espirro ou tosse; Apartir do momento que a pessoa é infectada, leva cerca de 12 dias para o aparecimento dos sintomas, sendo que, o sarampo pode ser transmitido mesmo antes do apareciemnto dos sintomas.
Quais os sintomas?
Ao sintomas são, além das manchas avermelhadas na pele que normalmente começam no rosto e vão porgredindo no sentido céfalo-podalico, o enfermo também irá aprensentar: febre, mal-estar, tosse, conjuntivite, coriza, inapetencia (perda do apetite) e manchas avermelhadas na parte interna da bochecha.
Como diagnosticar?
O diagnóstico é feito através de exames clinicos feitos pelo médico e a confirmação é feita por exames laboratoriais.
Qual é o tratamento?
O tratamento do sarampo é sintomático, ou seja, seram tratados os sintomas, como, a febre com antitérmicos, a ingestão de liquidos em grande quantidade, fazer repouso, ingerir alimentos leves e em alguns casos é necessario realizar tratamento para o aumento da imunidade.
Como prevenir?
A vacina é o meio mais eficaz que nós temos de prevenção ao sarampo sendo responsavel pela proteção em 97% dos casos. Ela é aplicada em 2 doses apartir do 9º mês de vida da criança.
Casos no Brasil e no Mundo
Até o final dos anos 70 essa virose era uma das principais causas de óbitos no Brasil, atingindo em sua maioria os menores de 5 anos, devido complicações como a pneumonia.
Em 1980 essa taxa de óbito foi diminuida para 15.638 registros, devido ao aumento de cobertura vacinal e a memelhoria da assistencia médica aos enfermos pós-sarampo. Já em 1992 foi estabelecido uma meta de erradicação do sarampo, sendo realizado a primeira campanha de vacinação contra a doença.
Os óbitos por sarampo diminuiram para 822 pessoas no país na década de 90, sendo que, em 1997 houve alguns surtos que se iniciaram em São Paulo e se expandiram para os outros estados, foram 91.810 casos notificados e 53.664 confirmados, porém, apenas 61 óbitos.
De 2001 à 2005 foram confirmados apenas 10 casos de sarampo no Brasil, sendo que, 4 deles foram classificados como importados.
De 2010 à 2013 foram notificados 5.596 casos no país, sendo 5.4% confirmados e todos relacionados a casos importados ou secundarios a estes.
Em 2014 ocorreu a morte de uma criança de 7 meses no Pernanbuco, porém a mesma já era portadora de sifilis e do virus do HIV.
Sendo assim podemos dizer que o sarampo foi controlado e erradicado do país, levando em conta que os casos que ainda ocorrem são importados de países como o Japão, a Europa e a África que tem uma precaria taxa de vacinação em seus territórios.
A OMS estabeleceu planos de vacinação e contenção do sarampo por todo o Mundo e informa que a aplicação da vacina levou a uma queda de 77% dos casose estima-se que mais de 13 milhões de mortes foram evitadas no mundo, porem em alguns lugares o povo ainda se recusa a aceitar a vacina, devido os efeitos que ela causa momentaneamente nas pessoas que a recebem devido o sistema imunológico estar “aprendendo a batalhar” contra este virus.
...