AVA PATOLOGIA
Por: karoltnt • 29/4/2016 • Ensaio • 688 Palavras (3 Páginas) • 636 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Patologia
Nome |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Patologia
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Patologia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
- Introdução: Deu entrada no pronto socorro paciente que refere dor torácica anginosa persistente mesmo em repouso e a dor irradia ao pescoço e membros speriores, os sintomas são também associados a náuseas, vômitos, dispnéia. Pelos sintomas e após a triagem onde tivemos conhecimento do histórico familiar há a chance de um infarto agudo do miocárdio e junto a equipe multidisciplinar optamos por um eletrocardiograma, e com o resultado em mãos podemos observar se há alterações e também pedimos exames laboratoriais para então termos certeza do infarto agudo do miocárdio. Ate o momento paciente continua sendo medicado e obtendo ajuda conforme suas necessidades.
- Desenvolvimento: Depois da verificação do eletrocardiograma que foi realizado para constatar um possivel infarto agudo do miocardio, vamos interpreta-lo e entao veremos se teve elevação de ST, que significa se o paciente teve ou nao um infarto agudo do miocardio recentemente e se foi algum infarto agudo do miocardio mais antigo. A onda Q nos mostra o diagnostico de infarto, as pequenas ondas Q nao garante que seja um infarto agudo do miocardio, uma vez que estas pequenas ondas poderão ser encontradas em outras variaçoes e elas apresentam ondas nada significantes na patologia.
Uma onda Q patológica tem um terço da altura ou a largura de 1 quadradinho (0.04seg) da altura do complexo QRS (DUBIN DALE).
Através do ECG pudemos verificar se é um infarto anterior, Infarto agudo anterior, infarto posterior agudo, inferior, lateral e para ajudar o diagnostico preciso podemos realizar uma angiografia tambem.
Podemos observer para este cliente que ha alteracoes supradesrivelamento persistente de ST, caracterizando uma situacao de infarto agudo do miocardio, e o mesmo nos mostra uma obstrução complete em um dos ramos coronarianos principais.
[pic 1]
Fig.1- traçado de ECG mostrando ondas P, Q, R, S, T normais. (B) elevação do segmento ST na isquemia aguda. (C) onda Q no IAM. Fonte: Porte, Carolina M. V. 8º. Ed. 2010.
Digamos que possível lesão foi no ramo descendente anterior da arteria coronária a esquerda, onde supre de sangue a parte do ventrículo esquerdo, no ECG apresenta da segunte forma, onde podemos observar ondas Q e elevação de ST em V1 e V2 no infarto anterior agudo.
[pic 2]
Fig.2 Areas do coração afetadas por oclusão; fonte: Fonte: Porte, Carolina M. V. 8º. Ed. 2010.
Assim que chegaram os exames laboratoriais de sangue (solesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos, pudemos verificar alterações.
O valor limítrofe para pessoas de 50 anos é de:
Colesterol Total: de 200 a 239mg, onde tem risco aumentado e o ideal inferior a 200mg.
HDL: limite de 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres. Para estar ideal precisa estar acima de 40mg/dl.
LDL: limite é de ate 70mg/dl e acima disso está anormal.
...