Ampliação ao Acesso da Prevenção Combinada do HIV na rede de saúde do Município de Bragança Paulista
Por: quilicima • 17/5/2021 • Artigo • 389 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Título: Ampliação ao acesso da Prevenção combinada do HIV na rede de saúde do Município de Bragança Paulista
A Prevenção Combinada associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais (ao mesmo tempo ou em sequência), conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. Essa estratégia começou no município com a oferta de todos os componentes de prevenção, em Novembro de 2018, restringindo-se ao atendimento no Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e no Pronto Socorro da ISBJP Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista em situações de urgência para início da profilaxia. Com a necessidade de divulgar a Prevenção Combinada e ampliar o acesso às pessoas em maior vulnerabilidade deu-se início ao processo de ampliação na Rede Municipal de Saúde, por intermédio de oficinas com diferentes categorias de profissionais da saúde.
Objetivo: Relatar a experiência de ampliação da Prevenção combinada do HIV na Rede de Saúde do município de Bragança Paulista como ferramenta no impacto da diminuição da transmissão do HIV.
Metodologia: No último trimestre de 2019, em alusão à Semana da Diversidade Sexual, ocorreram diversas oficinas que trabalharam com esse tema, abordando uso combinado de intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais na prevenção ao HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis. O público envolvido foi o de funcionários da Atenção Primária à Saúde (APS) , estudantes do curso da graduação de enfermagem de uma instituição de ensino superior (IES), além de estudantes do curso técnico de enfermagem de 4 instituições de ensino técnico (IET) do município de Bragança Paulista.
Resultados: No total, foram realizadas 10 oficinas de capacitação (teórico-práticas), atingindo mais de 500 participantes. Após esse período, ocorreu ainda, a implantação da Profilaxia pós exposição sexual (PEP) nas duas Unidades de Pronto Atendimento do município, além da oferta e divulgação da Prevenção Combinada na APS.
Considerações Finais: Para que se tenha um impacto significativo na redução da transmissão do HIV, diferentes abordagens devem ser conciliadas junto à população. As oficinas realizadas com os diferentes profissionais da rede de saúde possibilitaram a ampliação ao acesso às diferentes formas de prevenção ao HIV. A inserção da discussão no âmbito das IES e IET é fundamental para a formação de profissionais de
saúde sensibilizados para importância da prevenção combinada do HIV na assistência ao paciente desde a promoção, prevenção e tratamento.
...