Anatomia
Por: mycabreno • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 525 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ANDRÉIA XAVIER DE OLIVEIRA
RA – 8487186053
DEYSE RODRIGUES DE SOUZA SILVA
RA – 1299186799
EVELIN PIRES GODINHO
RA – 8074873708
FRANCIELLE ARAUJO HARZER
RA – 8411147695
MICHELY ROSA DANTAS DE MORAES
RA – 8090849064
SISTEMA ESQUELÉTICO, SISTEMA ARTICULAR E SISTEMA MUSCULAR
TABOÃO DA SERRA - SP
2014/2
ANDRÉIA XAVIER DE OLIVEIRA
RA – 8487186053
DEYSE RODRIGUES DE SOUZA SILVA
RA – 1299186799
EVELIN PIRES GODINHO
RA – 8074873708
FRANCIELLE ARAUJO HARZER
RA – 8411147695
MICHELY ROSA DANTAS DE MORAES
RA – 8090849064
SISTEMA ESQUELÉTICO, SISTEMA ARTICULAR E SISTEMA MUSCULAR
Trabalho apresentado a disciplina de Anatomia I, como método parcial de avaliação para a obtenção da aprovação na disciplina – Orientação Profª Ms Ingrid Croaro.
TABOÃO DA SERRA – SP
2014/2
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir está relacionado ao sistema esquelético e sua formação, através de um breve relato de pesquisa, será citado a sua formação e desenvolvimento, e através da mesma também será citado o sistema articular e muscular. Através de cada tópico estará explicito a descrição e função desde cada osso e seus tipos seja ele alongado ou curto por exemplo, até os tipos de articulações.
O intuito do mesmo é mostrar através do mesmo a importância de cada tecido, órgão e osso que juntos formam um conjunto que nos possibilita o movimento, estímulos, locomoção e o modo de vida em que cada um é sujeito, entendendo que cada um tem a sua função, seu desenvolvimento, dentro do organismo para que nos possibilite a vida, e equilíbrio.
Foi usado como base para esta pesquisa, sites acadêmicos e plt (programa livro e texto), como referência, para desenvolvimento do mesmo, para que futuramente possamos realizar um trabalho acadêmico com todas as partes juntas e completa, a seguir estará exposto a nossa pesquisa de uma forma clara e objetiva para que haja um bom entendimento e mostrar o nosso desenvolvimento durante o período de aulas, conforme dado o conteúdo.
- O Sistema Esquelético
O sistema esquelético é formado e composto por ossos que são tecidos vivos, podendo ser complexo ou dinâmico, que a cada instante sofre impactos, são quebrados, se reconstituem e assim vão se remodelando, ou seja o sistema esquelético é formado por toda a estrutura de ossos e cartilagens. O osso como outras estruturas é basicamente formado por uma matriz extra celular que envolve as células, composta por 25% de fibras colágenas, 25% de água e 50% de sais minerais cristalizados.
Toda essa composição é necessária para que a estrutura consiga manter seu funcionamento com o intuito de proteção, como por exemplo dos ossos internos, sustentação, movimento, armazenamento e local de produção das células do sangue. Deve ser lembrado que a estrutura do osso não é apenas sólida, onde isso depende do tamanho, o osso pode ser classificado como compactos ou esponjosos, onde ambos se formam a partir do processo de ossificação seja intramembranosa ou endocondral.
- Tipos de Ossos e Suas Funções
Ossos longos – Tem o comprimento maior que a largura e espessura, e são constituídos por um corpo e duas extremidades, suas diáfises são formadas por tecido ósseo compacto, porém apresentam tecido ósseo esponjoso em suas epífises.
- Exemplo: Fêmur;
Ossos curtos – Tem suas três dimensões semelhantes a largura, o comprimento e a espessura, compostos por ossos esponjosos, exceto na superfície, onde existe uma fina camada de tecido ósseo compacto.
- Exemplo: Ossos carpais e tarsais;
Ossos laminares ou planos – Tem estruturas ósseas finas, o comprimento semelhante a largura, porém maior que a espessura.
- Exemplo: Osso parietal;
Ossos alongados – São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central, nem epífise.
- Exemplo: Clavícula e Costela;
Ossos pneumáticos – São ossos ocos, porém possuem cavidades com ar, são encontrados na cabeça, e são um grupo de 5 ossos.
- Exemplo: Frontal, Maxilar, Etmóide, Esfenóide e Temporal;
Ossos irregulares – Não possuem forma definida, possuem quantidade variável de tecido esponjoso e compacto.
- Exemplo: Vértebras e Temporal;
Ossos sesamóides - Se encontram próximos as articulações e auxiliam o seu movimento.
- Exemplo: Patela;
- Sistema Articular e Suas Funções
O sistema articular ou junturas são uniões entre os diferentes ossos do esqueleto humano, o mesmo é formado por um conjunto de articulações, onde é o ponto de contato entre dois ou mais ossos. Sua principal função é dar a estabilidade entre a união dos ossos, como:
...