As Células Adiposas
Por: 270757010452 • 11/10/2015 • Resenha • 842 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
1- Introdução
As células adiposas brancas são responsáveis pela acumulação de calorias nas partes do corpo características de pessoas com excesso de peso ou obesas. A acumulação excessiva de gordura na região do abdómen está associada a disfunções metabólicas, à resistência à insulina e a doenças cardiovasculares.
Até recentemente a comunidade científica acreditava que os únicos seres humanos que possuíam células adiposas castanhas eram os bebés. Entretanto, descobriu-se que também os adultos possuem este tipo de células em várias partes do corpo, em pequenas quantidades, mas que são significativas. Estas células provavelmente evoluíram para ajudarem os seres humanos a suportarem o frio.
2- Célula Adiposa
Células adiposas ou adipócitos são células que armazenam gordura. Cada célula armazena determinada quantidade de gordura até dez vezes o seu tamanho, essa gordura é armazenada no citoplasma das células. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de célula adiposo é criada uma nova célula no tecido adiposo.
A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídeos (três ácidos graxos ligados a uma molécula de Glicerol ou AGLs)
Enquanto realizamos o exercício, vários hormônios como os catecolaminas, o glucagon, o hormônio do crescimento, corticosteroide entre outros são liberados na corrente sanguínea e quando chegam aos adipócitos provocam a lipólise (quebra dos triglicerídeos) aumentando as concentrações sanguíneas de AGLs. Esses AGLs são levados aos músculos esqueléticos que os utilizam para a síntese de ATP.
É localizada principalmente sob a pele e ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração. Em um ser humano de peso normal o tecido adiposo corresponde a em mulheres de 20 - 25% em homens de 10-15%.
3- Tipos de Célula Adiposa
Diferem quanto a morfologia, função e localização, existem dois tipos o Unilocular e o Multilocular.
3-1 Unilocular
Suas células apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios em uma grande gota, tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. Esse tecido é bastante irrigado por vasos sanguíneos. Em torno das células está uma vasta rede de fibras reticulares que dão sustentação a massa gordurosa. Estas gotas acabam se fundindo em uma grande gota que ocupa a maior parte do adipócito, deslocando o restante do citoplasma e o núcleo para a periferia da célula.
O tecido unilocular predomina muito em quantidade sobre o multilocular. Constitui o que se chama habitualmente de "gordura". Macroscopicamente sua cor é frequentemente amarela devido a pigmentos e vitaminas (principalmente vitamina A) dissolvidos nos lipídios e por esta razão também é denominado de gordura amarela. É o principal reservatório de lipídios para serem usados como fonte de energia. É encontrado espalhado em quase todo o organismo e, além disso, concentra-se em algumas partes onde forma coxins de apoio (nas palmas das mãos, planta dos pés e nádegas), na cavidade abdominal e em torno de órgãos desta cavidade), nas camadas profundas da pele (camada subcutânea), na parte posterior dos globos oculares. Além de reservatório energético e servir como coxins de apoio o tecido adiposo unilocular serve para preenchimento de locais entre órgãos e sustentação de órgãos. Há diferenças sexuais na distribuição de tecido adiposo unilocular.
3-2 Multilocular
As células desse tecido são menores que as do unilocular, pois ao invés de uma grande "gota"
...