TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Adiposas

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

1- Introdução

As células adiposas brancas são responsáveis pela acumulação de calorias nas partes do corpo características de pessoas com excesso de peso ou obesas. A acumulação excessiva de gordura na região do abdómen está associada a disfunções metabólicas, à resistência à insulina e a doenças cardiovasculares.

  Até recentemente a comunidade científica acreditava que os únicos seres humanos que possuíam células adiposas castanhas eram os bebés. Entretanto, descobriu-se que também os adultos possuem este tipo de células em várias partes do corpo, em pequenas quantidades, mas que são significativas. Estas células provavelmente evoluíram para ajudarem os seres humanos a suportarem o frio.

2- Célula Adiposa

Células adiposas ou adipócitos são células que armazenam gordura. Cada célula armazena determinada quantidade de gordura até dez vezes o seu tamanho, essa gordura é armazenada no citoplasma das células. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de célula adiposo é criada uma nova célula no tecido adiposo.

A gordura armazenada no adipócito encontra-se na forma de triglicerídeos (três ácidos graxos ligados a uma molécula de Glicerol ou AGLs)

Enquanto realizamos o exercício, vários hormônios como os catecolaminas, o glucagon, o hormônio do crescimento, corticosteroide entre outros são liberados na corrente sanguínea e quando chegam aos adipócitos provocam a lipólise (quebra dos triglicerídeos) aumentando as concentrações sanguíneas de AGLs. Esses AGLs são levados aos músculos esqueléticos que os utilizam para a síntese de ATP.

É localizada principalmente sob a pele e ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração. Em um ser humano de peso normal o tecido adiposo corresponde a em mulheres de 20 - 25% em homens de 10-15%.

3- Tipos de Célula Adiposa

Diferem quanto a morfologia, função e localização, existem dois tipos o Unilocular e o Multilocular.

3-1 Unilocular

Suas células apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios em uma grande gota, tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. Esse tecido é bastante irrigado por vasos sanguíneos. Em torno das células está uma vasta rede de fibras reticulares que dão sustentação a massa gordurosa. Estas gotas acabam se fundindo em uma grande gota que ocupa a maior parte do adipócito, deslocando o restante do citoplasma e o núcleo para a periferia da célula.

O tecido unilocular predomina muito em quantidade sobre o multilocular. Constitui o que se chama habitualmente de "gordura". Macroscopicamente sua cor é frequentemente amarela devido a pigmentos e vitaminas (principalmente vitamina A) dissolvidos nos lipídios e por esta razão também é denominado de gordura amarela. É o principal reservatório de lipídios para serem usados como fonte de energia. É encontrado espalhado em quase todo o organismo e, além disso, concentra-se em algumas partes onde forma coxins de apoio (nas palmas das mãos, planta dos pés e nádegas), na cavidade abdominal e em torno de órgãos desta cavidade), nas camadas profundas da pele (camada subcutânea), na parte posterior dos globos oculares. Além de reservatório energético e servir como coxins de apoio o tecido adiposo unilocular serve para preenchimento de locais entre órgãos e sustentação de órgãos. Há diferenças sexuais na distribuição de tecido adiposo unilocular. 

3-2 Multilocular

As células desse tecido são menores que as do unilocular, pois ao invés de uma grande "gota"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com