Atividade 2
Por: esquinaluciana • 7/10/2015 • Resenha • 860 Palavras (4 Páginas) • 487 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
O resíduos de serviços de saúde RSS, é de atribuição do enfermeiro, pois o mesmo permanece 24hs na instituição de saúde, onde gerencia o descarte de resíduos da saúde.
Para isso existe procedimentos, planejamento para implantação com base cientifica e técnicas, normativas e legais, para minimizar a produção de resíduos e proporcionar, um encaminhamento seguro dando assim segurança aos profissionais em ambiente hospitalar e fora, e dos recursos naturais do meio ambiente.
E preciso o envolvimento de todos com a RSS (resíduos de serviço de saúde), desde a geração até o final do descarte, e está consciente a importância dos problemas causados pelo mau gerenciamento.
Hoje os resíduos de serviços a saúde correspondem a 1% do total cerca de 2.284 tonelada ao dia. Então e importante RSS deve ser descartados adequadamente a fim de evitara contaminação ao impacto ao meio ambiente.
A vigilância sanitária, controla também o descarte, CONAMA (conselho nacional de ambiente) e responsável por estabelecer normas e critérios para licenciamento de atividades, uso nacional dos recursos, ambientais, principalmente hídricos.
Segundo a resolução CNE/CES (conselho nacional da educação/câmara de educação superior), o curso de graduação de enfermagem e capaz de conhecer e intervir sobre os problemas identificando, a tomar iniciativa, fazer gerencia de administração tantos nas tarefas diárias, quanto ao descarte de resíduos. Promovendo prevenção para evitar infecção cruzada em ambiente da saúde, de seus profissionais e clientes pois a responsabilidade do gerenciamento dos resíduos do saúde e dos próprios geradores.
Todos os geradores deve elaborar um plano de gerenciamento dos resíduos de serviços a saúde PGRSS e um documento que orienta os estabelecimento de saúde sobre as ações e manejos dos resíduos sólidos, para reduzir risco sanitários e ambientais deve ser compatíveis com as normas.
O RSS engloba duas faces.
*I -SGI sistema de gerenciamento INTERNO
*II -SGE sistema de gerenciamento EXTERNO
Classificação:
*1° grupo A parcialmente infectante resíduos que apresentam riscos a saúde publica ou ao meio ambiente devida a presença de agente biológico.
*2° grupo B (química) resíduos contem substancia química apresenta risco a suade publica ou meio ambiente dependendo das característica de inflamabilidade, corrosidade, reatividade e toxidade.
*3° grupo C rejeitos radioativos o contaminados com radionúcleos.
*4°grupo D resíduos comuns não apresentam riscos biológicos, químicos ou radiológico a saúde e meio ambiente.
*5° grupo E perfuro cortantes laminas de barbiar, agulhas, escalpes, ampolas de vidros, laminas de bisturi, tubos capilares etc.
[pic 3]
Secreção consiste na separação no momento e local e sua geração para impedir a contaminação de grande quantidade de lixo, o acondicionamento deve ta de acordo com
o tipo de resíduos, observando-se o material cortante e perfurante, deve esta acondicionado em sacos resistente e ruptura e vazamento e impermeável baseado na NBR 99/200 da ABNT respeitando o limite de peso de cada saco, sendo proibido o esvaziamento e aproveitamento.
Sacos de lixo tem 2 classificação sendo a
*1° classe A para acondicionamento de resíduos domiciliares, pode ser de qualquer cor exceto branca.
*Classificação B para acondicionamento de resíduos infectantes.so pode apresentar cor branca leitosa.
Objetos perfuro cortantes devem ser descartados em caixão de papelão descarpack .
[pic 4]
A coleta dependendo o tipo de estabelecimento de saúde pode ser interna ou externa e especial.
Interna: recolhida no local de produção fechamento do saco deve ser feita ato local de deposito, sala de resíduo ou material sujo, ocupando o saco sempre a 2/3 de sua capacidade, está bem fechado ,não podendo mudar de saco para outro, observando a cor do saco e sempre manejar com uso de IPI.
...