Atividade Colaborativa Nutrição Aplicada à Enfermagem
Por: LAINECR • 2/2/2017 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
NOME | Elaine do Carmo Rocha |
RA | 8225976698 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina nutrição aplicada a enfermagem apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa orientação do tutor (Júlio César Elói Bitencourt).
Anhanguera Educacional
2014
1-Introdução
O objetivo é avaliar o estado nutricional do paciente e fazer um relatório com os dados nutricionais e indicar o melhor tipo de terapia nutricional para restabelecimento do seu estado clínico e a melhora da doença. De acordo com as necessidades nutricionais do paciente empregar o formulário de triagem de risco nutricional para a melhora do quadro clínico de saúde, de acordo com a EMTN com bases na ANSG e MAN.
2-Desenvolvimento
Segundo informações colhidas do prontuario do paciente R.M.O, o mesmo apresenta sintomas tais como: Vômitos, tosse, disfagia, dor torácica, perda de peso. Faz uso de tabaco e bebida alcoólica, com um diagnostico de câncer de esófago. Após o cliente ter sido diagnosticado passou por sessões de quimioterapias e por uma cirurgia para a remoção do tumor. Foi realizado uma avaliação por mim juntamente com a equipe multidisciplinar que deviríamos iniciar uma dieta parenteral no cliente, devido seu quadro clínico, já que o esófago estava bloqueado por um tumor e levando se em conta o tempo de cicatrização pós cirúrgica, chegamos a conclusão que o cliente deveria iniciar a dieta parenteral antes mesmo da cirurgia devido seu estado nutricional ruim, avaliando as possíveis complicações e a constante manutenção do cateter da dieta parenteral para que não traga prejuízos ao cliente. Realizamos a aferição do IMC do cliente e seguindo a triagem de risco nutricional com bases no guia alimentar da população brasileira a dieta deste cliente deve ser rica em carboidratos, proteínas, magnésio, ferro, vitamina A, B1, B2, D, K e aguá, para um restabelecimento rápido da saúde. Após realizada a cirurgia e realizada uma avaliação médica que indique uma melhora do quadro iremos então junto a toda a equipe avaliar a melhor forme de ingesta da dieta, seja por via oral ou enteral.
3-Considerações finais
O Enfermeiro contribui com uma avaliação criteriosa e de qualidade junto com a EMTN, indicando uma dieta adequada de acordo com a triagem de risco nutricional e com as necessidades do cliente devido ao seu estado clínico de saúde, seja essa dieta por via oral, enteral ou parenteral.
4-Referências Bibliográficas
http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201502/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=3025 http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201502/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=3022 Acessos em: 11 de novembro de 2015.
...